A relação entre o ensino de português e matemática

Análise de um trabalho colaborativo

  • Julia do Nascimento Bertiotti UFFS
  • Rodrigo dos Santos Sbardelini
  • Elisete Adriana José Luiz

Resumo

O presente trabalho se desenvolveu como instrumento avaliativo da
disciplina de Matemática Instrumental, ofertada à primeira fase do curso de
Licenciatura em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal da
Fronteira Sul no primeiro semestre de 2018, e que teve como motivação refletir
sobre a matemática enquanto uma forma de linguagem e as possíveis relações
entre as disciplinas de português e matemática aplicada ao ensino. Foi utilizado
como base para o presente trabalho, um relato de experiência de um pesquisador
português em parceria com duas professoras (uma de português e uma de
matemática) que trabalham com uma mesma turma em uma escola de ensino
regular de Portugal. As professoras tinham como projeto pensar e construir o plano
de ensino das aulas em suas respectivas disciplinas, levando em consideração que
as atividades abordadas individualmente, em cada aula, deveriam compor uma
atividade principal, a qual integraria os conhecimentos adquiridos em ambas as
disciplinas. Dessa forma, cada atividade, em cada disciplina, trabalhou um aspecto,
o qual abriria questionamentos que seriam respondidos na próxima aula da outra
disciplina. Tal projeto é apresentado no artigo base para esse trabalho em questão.
Objetivamos apresentar esse projeto, abordar alguns de seus aspectos teóricos que
podem envolver o ensino da língua portuguesa e da matemática, assim, trazer à
tona a reflexão acerca do impacto e os desdobramentos da prática de tais atividades
no ensino. Além de abordar o questionamento acerca da importância de atividades
interdisciplinares no ensino e quais são seus benefícios aos estudantes, quando
aplicado dentro de um projeto que fomente e instigue seu interesse .

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino