Interdisciplinaridade na formação para o espaço escolar
Saberes e práticas em primeiros socorros
Resumo
A escola constitui um ambiente em que as crianças desenvolvem diversas atividades, de ensino, recreação, brincadeiras e socialização, tornando-se um local propício para a ocorrência de acidentes infantis. Os primeiros socorros são definidos como ações executadas diante de uma situação de emergência, desencadeada por diferentes causas que levam a dano ou risco de vida. Desta forma, é necessário que as pessoas presentes no cotidiano desta população, empoderem-se e tomem conhecimento sobre ações de primeiros socorros. Os educadores são por vezes as pessoas que realizam os primeiros socorros em casos de acidentes na escola, e quando não preparados podem adotar condutas incorretas. Nesse cenário, os profissionais de saúde podem constituir atores-chave para o desenvolvimento da interdisciplinaridade e consequente implementação de medidas que contribuam com a autonomia e o empoderamento dos educadores acerca das questões que envolvem a temática. Assim, o objetivo deste estudo é relatar uma das ações vinculadas ao Programa de Extensão intitulado “Os legados do VER-SUS Oeste Catarinense: semeando a capilaridade da formação para o Sistema Único de Saúde nas instituições de ensino superior de Chapecó/SC”. Trata-se de um relato de experiência do evento intitulado “Saúde no espaço escolar: saberes e práticas em primeiros socorros”, desenvolvido no contexto do Componente Curricular Optativo "Saúde no Espaço Escolar" (GCH394 - Tópicos especiais 1 - Turma 21178 - Pedagogia Opt. - Pedagogia hospitalar 10ª Fase - Noturno - 2018/1), vinculado ao Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Chapecó. O evento ocorreu após o diálogo entre o movimento estudantil do curso de Pedagogia e Enfermagem. Destarte, a formação dividiu-se em duas etapas que aconteceram nos dias 15 e 22 de junho de 2018. O público alvo, foram estudantes das áreas de licenciatura e saúde, levando em consideração a real necessidade de (re)qualificação dos profissionais educadores e da saúde, e o intuito de promover a interprofissionalidade e transdisciplinaridade. Na atividade foram abordadas temáticas acerca dos principais acidentes como convulsão, desmaio, traumas de cabeça e tórax, quedas, trauma dental, fratura, entorse, crise asmática, sangramento, engasgo, parada cardiorrespiratória, no contexto da criança e adulto sob a luz da prevenção e primeiros atendimentos. Ambas etapas dividiram-se em dois momentos, inicialmente realizou-se uma abordagem teórica acerca das temáticas estudadas, e, no segundo a demonstração prática dos procedimentos envolvidos nos primeiros atendimentos, no que concerne às situações de emergência. Durante as intervenções realizadas, observou-se a troca de experiências entre os estudantes dos cursos envolvidos destacando a multidisciplinaridade como basilar para o aprimoramento acadêmico. Além disso, alguns estudantes elencaram como principais desafios o agir de forma rápida e efetiva, aplicando as condutas corretas para cada intercorrência. Nesse sentido, o evento possibilitou o desvelamento de vivências das áreas de pedagogia e enfermagem sobre os primeiros socorros, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de educação em saúde a serem realizadas e também planejadas em conjunto no ambiente escolar, com vistas a melhoria da saúde das crianças.
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