PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
O FAZER PROFISSIONAL DO SAE CAMPUS CHAPECÓ
Resumo
O Setor de Assuntos Estudantis – SAE tem o propósito de contribuir com a ampliação das condições de permanência e êxito dos estudantes, atentando às demandas educacionais de modo a identificar, encaminhar e acompanhar situações relacionadas às questões sociais, psicológicas e pedagógicas que interferem no processo de ensino e aprendizagem. No ano de 2022 o SAE retornou definitivamente às atividades presenciais, com orientações, atendimentos sociais, acolhimentos psicológicos, entrega de documentos, entre outras ações anteriormente já realizadas de forma presencial. As atividades foram dinâmicas e tentaram se adaptar às mudanças vivenciadas e aprendidas com os dois anos da pandemia. As demandas sociais e financeiras mantiveram-se constantes, inclusive em algumas situações ocasionando abandono e evasão de estudantes, dado a diminuição do números de estudantes e beneficiários. Além disso, as demandas referentes ao sofrimento psíquico dos estudantes também foram extremamente presentes no dia a dia do setor, podendo ser observadas por meio dos acolhimentos psicológicos realizados, como também das situações de emergência que ocorreram ao decorrer do ano, em que diversos estudantes vieram ao SAE em busca de apoio devido a crises de ansiedade, depressão, entre outros transtornos. A inovação que se deu foi a criação dos plantões psicológicos estipulado em períodos e dias fixos, onde os estudantes são atendidos por ordem de chegada. Avalia-se como positiva esta forma de atendimento em função de atender a demanda do estudante de forma mais breve, não necessitando de agendamento prévio. Durante o ano várias situações de saúde – crises convulsivas, desmaios, foram repassadas ao setor, entretanto, o setor não provém recursos humanos e materiais para atendimentos de saúde, principalmente os emergenciais. As intercorrências do tipo demonstram que há extrema necessidade da instituição encontrar meios adequados para atender e contemplar o cuidado aos alunos que necessitam. Assim sendo, o SAE não teve extenso trabalho apenas no âmbito burocrático ou administrativo, como também teve que intervir nas situações de saúde mencionadas, sobrecarregando o número limitado de servidores da equipe. Destaca-se novamente a necessidade de ampliação da equipe de trabalho com, pelo menos, mais um assistente em
administração; um pedagogo e um psicólogo, principalmente perante a demanda de atendimento ao público. Essa seria a equipe mínima para a composição de servidores do SAE, conforme a Política de Assistência Estudantil da UFFS. Além disso, a desvalorização perpassa ao recebimento de uma FG4 para o cargo de chefia, necessitando de readequação e uma função condizente às demandas e responsabilidades assumidas pelo setor. Outro importante momento, foi a publicação da Resolução nº 35/CONSUNI CGAE/UFFS/2022 que estendeu o prazo de renovação cadastral aos estudantes de 05 para 10 semestres letivos. Dessa forma, destaca-se que o trabalho relativo às análises socioeconômicas deixou de ficar reprimido e acumulado, possibilitando atender a demanda relativa aos cadastros, sem fila de espera. Ainda, registra-se a impressão dos documentos referentes aos cadastros realizados durante a pandemia, conforme orientação da DGDOC e PROAE. Ainda assim, dada a importância da assistência estudantil para a permanência dos(as) estudantes, acredita-se que as intervenções propostas e desenvolvidas ao longo de 2022 diante das condições objetivas que o setor possui, estão direcionadas ao objetivo de acompanhar os(as) estudantes e criar condições que favoreçam sua permanência e êxito acadêmico, em consonância com as prerrogativas do Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.