GPEFS - GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E SOCIEDADE

  • Odair Neitzel
  • Claudecir Dos Santos

Resumo

O Grupo de Pesquisa Educação, Filosofia e Sociedade (GPEFS) teve seu registro no CNPq no ano de 2018 e o mesmo encontra-se vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. O Grupo desenvolve estudos e pesquisas acerca da educação na contemporaneidade, observando e problematizando, em especial, as implicâncias da presença e/ou ausência de políticas públicas educacionais na e para a promoção da formação humana. No que se refere a perspectiva filosófica, o Grupo se ocupa com estudos a partir dos seguintes temas: docência a partir dos clássicos da filosofia da educação; docência e a formação ética e política; relação mestre/discípulo, docente/educando; racionalidade, comunicação e docência; conhecimento, estética e educação. Em relação à perspectiva sociológica, o Grupo se dedica aos seguintes temas: educação, Estado e sociedade; campo educacional e subcampos da educação (com ênfase ao ensino médio); políticas públicas para formação de professores; docência a partir dos clássicos da sociologia da educação; profissionalização e atratividade da profissão docente no Brasil. Atualmente o Grupo conta com 22 integrantes, entre estudantes e pesquisadores da Graduação, Mestrado e Doutorado, e um colaborador estrangeiro. No que diz às questões que conduzem esse resumo, ou seja: 1) Que temas e objetos de pesquisa estão conduzindo as ações dos grupos? 2) Quais os principais resultados, ações e impactos na sociedade, em especial, na educação básica?, é possível afirmar que, na linha (a) a produção tem se concentrado em temas voltados à preocupação com a formação humana. Nesse sentido, busca retomar e atualizar as produções de clássicos da educação como Herbart e Dewey, em interlocução com autores como Hannah Arendt, Foucault, Habermas, Kant e Rousseau entre outros. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), assim como as dissertações se aproximam e se vinculam de alguma forma a estas discussões, se ocupando com temas que vão para além das questões estatutárias da pedagogia como da infância, docência, as questões de perspectiva éticas, estéticas e políticas da educação. Na linha (b), seguindo a perspectiva sociológica que agrega as diferentes temáticas estudadas, as pesquisas emergentes de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e Dissertações, estão aprofundando temáticas e problematizando questões que se aproximam dos objetivos do foco investigativo do GPEFS, mas, também, se aproximam e dialogam com a linha de pesquisa 1: Políticas Educacionais, do PPGE/UFFS. Nessas interlocuções, a linha (b) do GPEFS tem se ocupado com pesquisas acerca de Políticas Educacionais (de Estado e de governos) voltadas à formação de professores; ensino médio, carreira profissional e atratividade da profissão docente. Ao longo do ano de 2023, o GPEFS vem desenvolvendo o Colóquio de Educação, Filosofia e Sociedade, um evento internacional que tem como temática geral a Docência e formação humana. O objetivo deste evento é promover a socialização de estudos e pesquisas que vêm sendo desenvolvidos sobre o tema, além de refletir sobre o ser decente no contexto da sociedade contemporânea e seus desafios para a promoção da formação humana. O Colóquio conta com a presença de convidados de várias universidades nacionais e internacionais, que participam de mesas redondas para discutir e aprofundar as questões relacionadas à docência e formação humana. O evento será transmitido pelo canal do GPEFS no youtube ( https://www.youtube.com/@gpefs ). Ao todo são cinco mesas temáticas: Mesa I - Filosofia da Educação, Pedagogia e Inclusão; Mesa II - Anterioridade/Autoridade Pedagógica, Princípio Antipedagógico, intersubjetividade na Docência; Mesa III - Experiência, Pragmatismo e Educação Democrática em Dewey; Mesa IV - Formação Estética, Autonomia e a Barbárie; Mesa V - Formação Humana, Reflexão e os Desafios da Docência. A organização das mesas conta com um Coordenador, dois a três convidados de instituições brasileiras e, também estrangeiras, e um debatedor. Após as apresentações, os/as participantes dialogam com os/as organizadores/as das mesas, a partir das temáticas em debate. Considerando que algumas mesas ainda estão por acontecer, segue Os resultados desses debates estão contribuindo para o entendimento sobre os principais resultados, ações e impactos na sociedade, em especial, na educação básica, que o Grupo está produzindo. Ou seja, o colóquio foi uma forma de “movimentar o Grupo”, a partir de temáticas que estão pesquisadas por integrantes do Grupo, e, também, por temáticas que estão sendo por eles/elas vivenciadas, haja vista que a maioria dos/as integrantes atuam na educação básica e superior. A partir dessas ações, o GPEFS visualiza seguir aprofundando as reflexões sobre o tema da formação docente e humana, suas implicações para a educação das novas gerações, articulado com os desafios políticos sociais que se impõem a mesma.  Para tanto, o grupo tem debatido sobre questões como o futuro da educação docente, a precarização e relativização do lugar do professor, os discursos que modalizam a educação sob uma perspectiva neoliberal e de empresarial da educação, bem como a interpretação sobre como esses discursos têm gerado diversos problemas e possíveis saídas que se desenham para o enfrentamento destas e outras questões que se ligam ao tema. O GPEFS é um grupo de pesquisa relativamente jovem, e tem buscado desenhar melhor seu escopo de investigação.  Assim sendo, tem se movido em busca de maior articulação com   pesquisadores   tanto   no   Brasil   como   em diálogo internacional. Entre algumas parcerias pode-se destacar as articulações com pesquisadores da UPF, UFRGS, UNIJUÍ, bem como com pesquisadores em instituições internacionais como Internacionale Herbart Gesselschaft na Alemanha, mais recentemente, com pesquisadores da Universidade Pedagógica de Maputo de Moçambique, com a Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires na Argentina, e com a Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia.

Publicado
01-11-2023