GEPEATH - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO, APRENDIZAGEM E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Janaína Damasco Umbelino

Resumo

O GEPEATH iniciou suas atividades em 2018. Foi criado a partir da necessidade de compreender,  por meio de estudos e pesquisas, os processos de ensino e de aprendizagem a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Fazem parte de nossos objetivos estudar os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural; identificar os elementos fundantes da atividade pedagógica; propor atividades de ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade acadêmica, escolas municipais, professores da Educação Infantil e Anos Iniciais e, também, estudar as obras dos autores da Teoria Histórico-Cultural  e seus continuadores. O grupo é composto, principalmente por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Unioeste, campus de Francisco Beltrão. Os membros do grupo, atualmente, desenvolvem pesquisas sobre: a) o desenvolvimento do pensamento matemático na educação infantil – o objetivo é compreender como a quais ações da atividade pedagógica podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças de 3 a 5 anos. b) O processo de desenvolvimento da linguagem na Educação infantil como base para o processo de alfabetização – esta pesquisa busca compreender a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural quais ações podem contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, na educação infantil, com vista a contribuir para o processo alfabetização a iniciar nos anos iniciais do ensino fundamental. c) a organização do ensino híbrido e remoto para a alfabetização no período de 2020-2021 – aqui buscamos compreender como os professores organizaram o ensino no período do afastamento social, resultado da pandemia causada pelo vírus coronavírus SARS-CoV-2, bem como no período de retomada do ensino presencial no formato híbrido. d) os diagnósticos de transtorno do neurodesenvolvimento são apresentados a partir das avaliações enviadas às escolas, pelos profissionais de saúde – esta investigação caracteriza-se como um estudo de caso que busca evidenciar e analisar os diagnósticos das crianças dos anos iniciais, realizados por profissionais da saúde e enviados às escolas. e) a organização do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental promotora do desenvolvimento do pensamento teórico – aqui buscamos evidenciar nas  pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica – GEPAPe – como organizar o ensino para proporcionar as bases do pensamento teórico. f) as contribuições da atividade da brincadeira para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças no período de alfabetização – queres identificar como a brincadeira de papeis sociais contribui para o desenvolvimento da linguagem da criança e a apropriação da linguagem escrita e oral. g) quais as práticas de avaliação para a educação infantil – buscamos compreender como se dá o processo de avaliação pelo professores de educação infantil no município de Cascavel – PR. h) o processo de formação de professores para a alfabetização – esta investigação tem como objetivo identificar os pressupostos teórico-metodológicos da formação de professores no município de Francisco Beltrão – PR. i) organização da atividade pedagógica para o trabalho com crianças dos anos iniciais com problemas de escolarização – este tema configura-se como uma atividade de pesquisa e extensão e vem coletando dados para organizar ações com vistas a contribuir para o processo de aprendizagem de crianças que apresentam dificuldades neste processo.   Algumas das pesquisas ainda estão em desenvolvimento, porém podemos identificar que nossas discussões, ao analisar teoricamente o processo de ensino e aprendizagem, em específico a organização do ensino, visam contribuir para atuação dos profissionais que atuam na educação básica, seja como coordenadores pedagógicos, psicólogos e professores. Apresentar novas práticas de ensino, com o objetivo de promover o desenvolvimento da criança em suas máximas potencialidades, garantindo a apropriação de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico, para nós, objetivo fundante do processo educativo. Faz-se importante ressaltar que nossas pesquisas impactam, também na formação de docentes do curso de Pedagogia, uma vez que o Programa de Pós-Graduação em Educação, tem relação direta no curso e incentiva a participação de atividades dos mestrandos em estágios de docência. Também, vale ressaltar que a maioria dos mestrandos do grupo atuam na docência, na gestão escolar e na psicologia escolar, evidenciando, desse modo, a relação direta com a educação básica. Nossas pesquisas têm se fundamentado nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, principalmente em autores como Vygotski, Luria, Leontiev, Elkonin, Davydov, que produziram suas pesquisas no início do século XX. Também em autores contemporâneos como Manoel Oriosvaldo de Moura, Marilene Proença de Souza, Lígia Márcia Martins, pesquisadores do grupo GEPAPe, Magda Soares, Maria Helena de Souza Pato.  Estes autores nos conferem análises a partir materialismo histórico e dialético que nos permitem compreender o ser humano como síntese de múltiplas determinações resultado de sua situação social do desenvolvimento que produz no sujeito vivências únicas e irrepetíveis.

 

 

Palavras-chave: Teoria Histórico-cultural. Atividade pedagógica. Desenvolvimento humano. Ensino. Aprendizagem.

 

REFERÊNCIAS:

 

DAVIDOV, Vasili. La actividad de estúdio em la edad escolar incial. In: _______ La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editorial Progresso, 1988, p. 158-190.

 

_______.La Psicologia Evolutiva y Pedagogia em la URSS –Antologia. Moscú: Editorial Progresso, 1987.

ELKONIN, Daniil Borisovich. Hacia el problema de la periodización del desarrollo psíquico de la edad infantil. In: ROJAS, Luis Quintanar. SOLOVIEVA, Yulia. Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Editorial Trillas, 2009.

 

LEONTIEV, Alexis. Actividad, conciencia e personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

 

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

 

MOURA, Manoel Oriosvaldo de (org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. São Paulo: Liber Livro, 2010. 178 p.

 

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4. ed. São Paulo: Intermeios, 2015.

 

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2018.

 

SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Medicalização da educação e da sociedade no Brasil: trilhando caminhos. Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/2%20Marilene%20Rebello%20de%20Souza.pdf. Acesso em: 15 de mar. 2022.

 

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madri: Visor, 1996. T. IV

 

_______. Obras Escogidas. 2ed Madri: Visor, 2001. T. II

 

_______. Obras Escogidas. Madri: Visor, 1995. T. III

 

_______. Obras Escogidas. Madri: Visor, 1995. T. III

Publicado
31-10-2023
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica