FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Resumo

O grupo de pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas foi criado em 2011, denominado “Ensino e Formação de Professores”, posteriormente adotou o seu nome atual. É vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores, currículo e práticas pedagógicas junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente tem sete professores, vinte e cinco mestrandos, quatro egressos do Curso de Mestrado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Unochapecó, além de bolsistas de Iniciação Científica inseridos nos projetos desenvolvidos. Os temas e objetos que estão conduzindo as ações do Grupo vinculam-se a um objetivo principal e linhas de pesquisa. O objetivo é investigar a formação inicial e continuada de professores que atuam em diferentes etapas e modalidades da Educação Básica à Educação Superior. As linhas de pesquisa através das quais se desdobra o objetivo principal são: a) Escola e universidade no contemporâneo; b) Formação inicial e continuada de professores que atuam em diferentes etapas e modalidades da educação básica à educação superior, focalizando a formação docente, inicial e continuada, c) Políticas curriculares e suas implicações nos contextos formativos; d) Processos   pedagógicos   e   suas   relações   sociais, históricas,   ambientais, curriculares, éticas,  políticas  e  epistemológicas.

Biografia do Autor

Diego Dal Bosco Almeida, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Professor permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Unochapecó.

Daniela Leal, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Professora permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Unochapecó.

Publicado
31-10-2023
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores