GEPEFORTE - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAEM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

  • Ana Maria de Oliveira Pereira UFFS - Campus Erechim
  • Roberto Carlos Ribeiro

Resumo

O GEPEFORTE tem como objetivo produzir conhecimento teórico e prático nas relações entre Políticas Educacionais, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação . Tal objetivo se faz necessário devido aos desafios do mundo virtual potencializados na contemporaneidade que perpassam a educação e suas vertentes. Não se trata, apenas, de instrumentalizar a educação e seus processos, mas de teorizar sobre as políticas que regem a educação, a formação de professores e tudo que envolve a atividade e o mundo digital e tecnológico como fomento para a compreensão científica e acadêmica dos recursos otimizados dos meios virtuais.

Sobre as TDIC, as práticas recorrentes em formação de professores exemplificam o uso simplesmente de instrumentalização na rotina do docente: como utilizar o computador, como utilizar determinado software, como introduzir a educação analógica no mundo digital. A educação digital fica restrita ao aparelhamento da formação docente e aos instrumentos utilitários. O que se percebe é que não entendemos a linha teórica sobre o mundo globalizado e virtual e precisamos, também, dessa base formativa.

O contexto histórico-social da educação atual demanda esse aporte de pesquisa, conhecimento e estudo para a ampliação do horizonte do docente e de seu fazer profissional. Bem como, levar em conta o lado da aprendizagem do estudante, pois também está imerso no mundo digital e pode, inclusive, dialogar com a docência sobre a educação virtual, suas vantagens e desvantagens.

 Somos docentes, pesquisadores e estudantes  com aproximações em ações de pesquisa, ensino e extensão, com formação interdisciplinar e multi-campi. A composição assim proposta,  tem como propósito, fomentar estudo e pesquisa para a formação inicial e continuada do docente no âmbito das tecnologias da informação e comunicação. As atividades do grupo tencionam maior aproximação entre a Universidade e a Escola, para socialização dos conhecimentos produzidos nos diversos espaços que constituem essas instituições, além de proporcionar vivências nos distintos espaços, aos participantes.

O grupo possui 2 linhas de pesquisa:

 Linha 1- Políticas Educacionais  e as TDIC

 Onde se discute questões teórico-metodológicas da pesquisa sobre a formação de professores, que envolvem a formação inicial e/ou continuada. Contempla estudos a respeito das temáticas que se articulam com a formação, tais como: epistemologia, docência, práticas e experiências educativas, implementação e desenvolvimento curricular, práticas pedagógicas, profissionalização e trabalho docente, desenvolvimento profissional docente, conhecimentos para o ensino, políticas públicas educacionais, diversidade, e, inclusão.

Linha 2  – Formação de Professores e as TDIC                                         

Discute questões teórico-metodológicas da pesquisa sobre a formação de professores para uso das TDIC em atividades de aula, que envolvem formação inicial e continuada. Contempla estudos a respeito das temáticas que se articulam com a formação, tais como: Recursos Metodológicos; Formatos de aula; Metodologias Ativas; Estrutura e ambiente para aulas com TDIC; Possibilidades de inclusão do que é diverso através do letramento digita.

As atividades do grupo tiveram início em março de 2023, após a aprovação institucional e registro no Diretório de Grupos de Pesquisa no CNPq. Em maio tivemos a primeira reunião. Dali em diante nos encontramos de maneira remota, todas as primeiras segundas do mês na linha 2 e na última sexta-feira do mês na linha 1. Nossas ações estão sendo conduzidas com o intuito de subsidiar a atuação dos professores no que se refere ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação em atividades de aula. As discussões estão relacionadas às possibilidades de uso das TDIC e também a importância de formação inicial e continuada para que esse uso ultrapasse a simples instrumentalização da rotina e troca de suporte para desenvolvimento das aulas. Como impacto na sociedade, acreditamos que as discussões e publicações do grupo, poderão auxiliar os professores no momento de pensarem seus planos de aula bem como uma maior autonomia e segurança para saber quando, como e por que utilizar ou não, as TDIC nas aulas. Além disso, possibilitar  maior discussão referente as possibilidades que surgem a todo momento, como por exemplo a Inteligência Artificial na educação.

Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologias digitais na educação. Políticas Educacionais. Currículo. Desenvolvimento Profissional Docente

Biografia do Autor

Ana Maria de Oliveira Pereira, UFFS - Campus Erechim

Graduada em Geografia, Mestre em Educação - Informática Educativa, Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Professora de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado no Campus Erechim

Publicado
31-10-2023
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores