TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Resumo

O Grupo de Pesquisa: TIC, Matemática e Educação Matemática, tem por Linhas de pesquisa: Educação Matemática; Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC; Inovação Tecnológica; Avaliação Institucional e Políticas Educacionais. Sua formação ocorreu em 2014, com a finalidade de refletir, fundamentar e propor ações e pesquisas tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem, e os fundamentos da matemática, do planejamento, do currículo, da prática educativa e da utilização de tecnologias informáticas no ensino, além de propor reflexão a respeito das diferentes tendências atuais da Educação Matemática, no exercício profissional e no contexto formativo, do futuro professor e do professor que ensina matemática. As pesquisas realizadas consideram a prática pedagógica, a reflexão e a discussão do exercício de ser educador. O Grupo tem por objetivo investir documentos, ações e pesquisas que contemplam a formação teórica, prática e a educação continuada do professor, a partir de suas próprias concepções, ampliando recursos e valorizando as perspectivas de ensino. Os temas e objetos de pesquisa que estão conduzindo as ações do grupo são: Tecnologias Digitais nos processos de ensino e de aprendizagem Matemática que tratam de estudos com foco em diferentes ferramentas oferecidas pelos softwares gratuitos com acesso  em tablets, computadores e smarthphones Bairral e Henrique (2021); Os Objetos virtuais de Aprendizagem utilizados para ensinar Matemática, construídos com diferentes tecnologias e programas de informática apresentando as inúmeras possibilidades para o ensino e aprendizagem de conceitos da matemática, por meio de atividades interativas, dinâmicas e de construção matemática, Scheffer e Pasa (2022). Jogos Digitais, são estudos que promovem a reflexão e discussão a respeitto de jogos on-line disponíveis na rede para estudantes do Ensino Fundamental, na discussão de ideias matemáticas fundamentais ao processo de alfabetização matemática; Formação do Professor que ensina Matemática na Educação Básica, estudos que se apresentam por meio de iniciativas de extensão realizadas nos diferentes níveis de ensino, inspiração para pesquisa com professores; A Política Nacional do Livro Didático e o estudo de frações, nos Anos Iniciais, estudo que ocorrem a partir de estágio Pós-Doutoral nos EUA Rutgers University, Scheffer e Powell (2019), universidade que é parceira em ações com Arthur Powell; A Política Curricular da Base Nacional Comum Curricular  BNCC (2018) e as tecnologias digitais na Educação Básica, instrumento de estudo, desde a sua implantação, investigações quanto a suas relações com tecnologias digitais e curriculares que são investigados Bairral e Henrique (2021), Scheffer (2017), Borba e Penteado (2007) Borba, Silva e Gadanidis (2014), Finn e Scheffer (2020), Kenski (2012a); e  Avaliação da Eduação Superior, os estudos têm sido desenvolvidos em torno de questões fundamentais à Educação a partir da implantação da Política do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que normatiza e promove um movimento de autoavaliação de cursos de graduação e pós-graduação, visando a qualificação da Educação Superior, a partir de coleta, organização e análise de dados de acordo com Bardin (2016). Todos os estudos realizados no Campus de Chapecó SC e de Erechim RS vinculados aos Programas PPGE, PPGPE, PROFMAT e Licenciatura em Matemática da UFFS; Os principais resultados, ações e impactos na sociedade, em especial, na educação básica concentram-se nas seguintes produções: Dissertações de Mestrado relacionadas aos diferentes temas e linhas de pesquisa, desenvolvidas nos três Programa de Pós-Graduação e vinculadas aos pesquisadores que compõe o grupo dos dois Campi da UFFS localizados nas cidades de Chapecó SC e Erechim RS; Trabalhos de Conclusão de Curso orientados nas Licenciaturas em Matemática e Pedagogia da UFFS, localizados  na cidade de Chapeco SC; Participação e organização de eventos locais, regionais e nacionais relacionados a Educação e Educação Matemática por meio de parcerias com a SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática e secções Nacional e Regional; Produção de publicações na forma de e-book, artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, e livros individuais organizados pelos pesquisadores e acadêmicos que compõe o Grupo; Edição da Revista EMSF: Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática da UFFS, que recebe artigos, resenhas e relatos de experiência relacionados a estudos e práticas desenvolvidas em Educação e Educação Matemática de todo o país; Organização de atividades desenvolvidas junto a estudantes e professores da Educação Básica em diferentes Programas: PIBID da CAPES, em Políticas de Formação Inicial e Continuada, que consideram os estudos de Fiorentini (2003), Freire(2013), Saviani(2009) e Kenski(2013); Ações permamentes de Extensão com professores de Educação Básica em parceria com a AMOSC (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina), GERED: Gerência Regional de Educação e Prefeitura Municipal de Chapecó SC Scheffer (2015, 2019); Na produção de Objetos de Aprendizagem para ensinar matemática Scheffer e Pasa (2022) que estão disponíveis no site do Grupo de Pesquisa para serem utilizadas pelos professores, contemplando políticas e diferentes conceitos de matemática da Educação Básica a serem aproveitados em aulas presenciais e também do modo remoto, todos testados e interativos, produzidos no Software GeoGebra, no Canva, e no Power Point que se constituem em resultado de Pesquisa de Iniciação Científica realizada no Curso de Matemática da UFFS. Este Grupo de Pesquisa conta com encontros quinzenais para os pesquisadores e seus orientandos de pesquisa, de iniciação científica, e professores a ele associados. Os Grupos de Estudo, ocorrem a partir das necessidades de leituras, discussão e reflexão, oriundos das pesquisas em andamento, Ponty (1994), Kenski (2012b), são grupos paralelos que ocorrem de acordo com horário disponível dos interessados em aprofundar o tema. Os trabalhos e ações desenvolvidas no Grupo, sempre contaram com o apoio da UFFS, por meio de financiamento de projetos de pesquisa e extensão dos pesquisadores envolvidos, assim como, de editais da FAPESC para impulsionar a publicação de livros Scheffer, Comachio e Cenci (2018), a criação da Revista EMSF: Pesquisas em Educação Matemática da UFFS, e a participação em eventos apresentando as pesquisas. As perspectivas futuras envolvem a participação em projetos de rede que se estendam para fora dos campi da UFFS, além do envolvimento com projetos interinstitucionais de inovação tecnológica para a Educação dentro de Políticas para Tecnologias Educacionais.

 

Biografia do Autor

Nilce Fatima Scheffer, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação Matemática.

Linha de Pesquisa: Educação Matemática e TIC

Publicado
31-10-2023
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares