DIVERSIDADES, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS EDUCATIVAS

  • Marcia Dal Magro
  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Resumo

Introdução: O grupo de pesquisa “Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas” foi constituído em 2011, inicialmente denominado “Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas” e, posteriormente, adotando o título atual. O grupo está vinculado à linha de pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Atualmente o grupo é constituído por 7 (sete) pesquisadores e 30 estudantes ou egressos e um técnico. Todos os pesquisadores possuem titulação de doutor. Já em relação aos alunos, três estão cursando Doutorado, 13 estão cursando o mestrado, 11 são egressos de Mestrado e três são egressos de graduação e continuam participando do Grupo de Pesquisa. O grupo conta ainda com um técnico com titulação de mestre. O objetivo do grupo de pesquisa é desenvolver estudos a partir de problemáticas relacionadas às diversidades, educação especial, educação inclusiva, infâncias, linguagens e práticas educativas. Está constituído por duas linhas de pesquisa. A primeira, intitulada “Educação especial e inclusão social” tem como objetivo investigar os movimentos históricos, filosóficos e legais da educação especial e da educação inclusiva, com o propósito de compreender as especificidades na aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação e elaborar subsídios teórico-metodológicos para uma prática educacional capaz de lidar com a diferença presente nas escolas. As palavras-chave da linha são: Educação Especial; Educação inclusiva; Diferença. Já a segunda linha intitulada “Educação, infâncias e direitos” tem como objetivo historicizar a ideia de infância para compreender/problematizar os modos de educar/escolarizar as crianças que foram se constituindo desde o período medieval até os dias de hoje. As palavras-chave da linha são: Educação; Infâncias; Direitos. Com relação aos temas e objetos de pesquisa estão conduzindo as ações dos grupos, salientamos que a sustentação do Grupo de Pesquisa acontece pelos projetos de pesquisa em andamento, alguns com fomento externo, coordenados pelos integrantes do grupo. Dentre eles, destacamos: 1) Grupos de Desenvolvimento Humano (GDH) como tecnologia social para atenção à saúde mental no SUS e os desafios frente à pandemia da Covid-19, coordenado pela Profª Drª Márcia Luíza Pit Dal Magro, com financiamento FAPESC/Ministério da Saúde, concluído em julho de 2023; 2) Diversidade e práticas educacionais inclusivas, coordenado pela Profª Drª Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, com apoio da Unochapecó; 3) Docência na Educação Superior Docência na Educação Superior, coordenado pela Profª Drª Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, com apoio da Unochapecó; 4) Crianças e infâncias contemporâneas: desafio para o trabalho educativo, coordenado pelo Prof. Dr. Martin Kuhn, com apoio da Unochapecó; 5) Os sentidos atribuídos às práticas pedagógicas em contextos de inclusão, coordenado pela Profª Drª Daniela Leal, com apoio da Unochapecó. Além destes projetos, os professores do Grupo de Pesquisa são integrantes dos seguintes projetos, coordenados por professores do Mestrado em Educação: 1) Ensino Superior Intercultural Indígena como protagonista para o desenvolvimento educacional, científico, socioeconômico e cultural da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, tendo como integrante os professores Tania Mara Zancanaro Pieczkowski e Márcia Luíza Pit Dal Magro, sob coordenação do Prof. Dr. Leonel Piovezana do PPGE, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); 2) Tecnologias digitais e inovações pedagógicas em escolas públicas da região da AMOSC, tendo como integrante a Profª Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, sob coordenação do Prof. Dr. Odilon Luiz Poli do PPGE, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina – FAPESC. Acerca dos principais resultados, ações e impactos na sociedade, em especial, na educação básica salientamos: Os professores pesquisadores do grupo estão envolvidos na capacitação de professores da educação básica, em vários eventos, destacando-se: 1) Atuação no curso de formação continuada em Educação Inclusiva na região da Associação Municipal do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) que agrega 20 municípios. O curso consiste em 10 aulas gravadas, com duração de 1,5 hora cada, com objetivo de Promover o debate sobre questões contemporâneas no contexto da educação inclusiva no Brasil. 2) Atuação na organização do Ciclo de debates Juntos pela Sociedade realizado nos dias 23/24; 30 e 31 de agosto e 01 de setembro de 2021, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMDE do município de Chapecó (SC). 3)Palestra com o tema “Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): deficiência/diferença” durante o I Seminário Municipal do Transtorno do Espectro Autista promovido pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Chapecó e Região Oeste (AMA OESTE) em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó, para famílias e professores da educação básica; 4) Palestra no Seminário Regional Autismo: mais informação, menos preconceito, abordando o tema Inclusão Escolar: Eliminação de Barreiras Físicas e Atitudinais e o Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Inclusivas. O evento, realizado no Teatro do Centro de Eventos de Chapecó, contou com público aproximado de 1000 pessoas, incluindo profissionais da educação, da saúde, da assistência e familiares, e foi organizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Chapecó e Região Oeste (AMA OESTE) e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Xaxim (SC); 5) Integração do Grupo de Trabalho da Educação Especial junto à Amosc, envolvendo a secretaria de educação de 20 municípios.  6) O grupo de pesquisa também foi organizador de atividade de capacitação que teve como título “Saúde mental na Infância e adolescência: desafios do cenário pós-pandêmico”. Esta resultou de projeto de pesquisa que identificou impactos na saúde mental das crianças e adolescentes do território decorrentes da pandemia de Covid-19, bem como dificuldade dos profissionais das políticas de Saúde, Educação e Assistência Social no manejo das mesmas, com tendência à medicalização e medicamentalização do sofrimento psíquico. A capacitação teve carga horária de 20 horas, e participaram profissionais vinculados a todas as equipes multi da Atenção Básica, ao Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (Capsi), Núcleo de Apoio Multiprofissional ao Estudante (NAME), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Serviço de Acolhimento, professores da educação infantil e ensino fundamental I e II, professores da Educação Especial e Estimulação Precoce, Professores e estudantes de psicologia e Pedagogia, totalizando 200 pessoas. Também foram elaborados um conjunto de podcast voltados a esta temática, e foram convidados os pais durante um dos momentos desta capacitação que ocorreu de forma online, sendo que os materiais produzidos possuem milhares de visualizações, indicando o alcance deles. 7) Palestra na abertura da I Conferência Municipal de Saúde Mental de Chapecó em 2022, e palestra durante a Pré-Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde socializando resultados do referido projeto projeto. Foram produzidas dissertações, resultado de pesquisas contemplando temáticas da educação básica. Dentre elas, destacamos algumas defendidas nos últimos três anos. Orientadas por pesquisadores do Grupo: 1) Escolarização de estudantes surdos no ensino médio (2022). Autora: Katia Medianeira Barroso da Silva. 2)  Múltiplos sentidos sobre inclusão da pessoa com deficiência intelectual em processo de envelhecimento: narrativas familiares (2022). Autora: Andréia Migliorini Rosetto; 3) Curricularização da extensão universitária e a promoção de aprendizagens significativas (2022). Autora: Fabiane Schonell Roman; 4) Exercício profissional de docentes com deficiência visual: acessibilidade para quem? (2021). Autora: Milene da Silva Oliveira. 5) Estimulação precoce e as expectativas padronizadas de desenvolvimento: narrativas de famílias (2021). Autora: Cristova, Aleandra Defaveri. 6) Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no discurso cinematográfico e a produção de efeitos de verdade (2021). Autora: Bruna Joanna Menegazzo da Silva; 7) Participação das crianças imigrantes nas instituições públicas de educação infantil a partir do que as próprias crianças têm a nos dizer (2022). Autora: Santolin, Vanderleia Santolin. Estão em andamento as seguintes pesquisas que abordam a educação básica:  1) Escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (tea) em tempos de pandemia da covid-19. Autora: Flávia Sanagiotto; 2) Acessibilidade nas escolas e sua importância no processo de inclusão de estudantes com deficiência física. Autor: Paulo Cézar Martins; 3) Narrativas de velhos sobre formas de tratar pessoas com deficiência: implicações na in/exclusão escolar. Autora: Nara Celiane Britto; 4) A Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na percepção dos colegas de Ensino Fundamental. Autora: Juliane Cristiane Toffoli. 5) Impactos da pandemia de Covid-19 para o trabalho de docentes do ensino fundamental que atuaram em escolas públicas. Autora: Sara de Moura. Encontram-se as seguintes pesquisas em andamento: Processo formativo e as significações dos professores sobre as práticas pedagógicas para alunos com TEA. Autora: Ângela Karina Martins. Práticas pedagógicas para alunos com deficiência intelectual no Ensino Médio: do planejar aos agir das professoras. Autora: Jane Lúcia Pereira Vanin. As contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem às práticas pedagógicas do profissional do AEE. Autora: Rosicler Aparecida Lazzarotto. As produções científicas decorrentes das pesquisas, em forma de dissertações; artigos científicos publicados em periódicos qualis capes; organização de livros; publicação de capítulos de livros; apresentação de trabalhos em eventos científicos; publicação de trabalhos completos, resumos expandidos e resumos em anais de eventos científicos são resultados que provocam impacto social. Dentre as produções mais relevantes do grupo nos anos 2021 a 2023, destacamos: PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro; PIECZKOWSKI, B.; SILVA, C. (2023); LUCHESE, A.; PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro (2023); DAL MAGRO, Márcia Luíza Pit; VENDRUSCOLO, K.; PIECZKOWSKI, T. M. Z. (2023); NECKEL, L.;  DAL MAGRO, Márcia Luíza Pit (2023); KUHN, Martin; ARENHART, L. O. (2023); ARENHART, L. O.; KUHN, Martin (2023); LEAL, Daniela; NOGUEIRA, M. O. G. (2023); LEAL, Daniela (2022). Dentre as ações do grupo de pesquisa, que geram impacto e inserção social, também destacamos: participação em Associações/Redes: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE; Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias Educacionais (RIIATE). Destacamos ainda que integram o grupo de Pesquisa uma pesquisadora internacional: Taise Dal’Asen, doutoranda em Educação pela Universidad Diego Portales (UDP) e Universidad Alberto Hurtado (UAH) em Santiago no Chile; Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Biografia do Autor

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidadade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó.

Publicado
31-10-2023