GEFHEMP - GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS EM FORMAÇÃO HUMANA, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES

  • Carlos Antônio Bonamigo Unioeste
  • Cecília Maria Ghedini

Resumo

O Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares – GEFHEMP foi criado em 2016 por um grupo de pesquisadoras da Educação do Campo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no município de Francisco Beltrão. O Grupo objetiva ampliar a presença dos Movimentos Sociais Populares no espaço universitário, assim como construir pesquisas que aprofundem as questões que envolvem estes sujeitos coletivos e as ações de formação e educação. Além disso, pretende pesquisar as relações sociais que envolvem a pesquisa e a prática social dos Movimentos Sociais Populares e a Educação em geral e da Educação do Campo, de forma particular. Nesse sentido, pretende analisar e compreender as concepções pedagógicas historicamente vinculadas às lutas da classe trabalhadora, investigando o seu papel na construção de projetos contra hegemônicos de formação humana. Ao mesmo tempo, investigar as políticas públicas de Educação Rural e Educação do Campo e seus desdobramentos nas práticas pedagógicas, no trabalho docente e na forma histórica escolar nestas modalidades de ensino. Levando em conta os vínculos entre Movimentos Sociais Populares e Formação Humana coloca-se a compreender o “fazer-se” no “movimento” das lutas sociais e dos processos de educação e escola nesta perspectiva, tendo nas lutas sociais e nas práticas contra hegemônicas lugares de onde se fala e se reorganiza a vida no contexto da atualidade. Tem como base, dessa forma, os processos de Luta Popular na América Latina, nas Escolas dos Movimentos Sociais Populares e nas Escolas Públicas do Campo, junto aos quais busca produzir conhecimento no que se refere a conceituações e “ferramentas” colocadas em curso nos projetos de antagonismo. A partir de 2018, levando-se em conta o processo produzido pela extensão incorpora-se à pesquisa a produção de referências nas práticas pedagógicas de escolas públicas no/do campo e suas relações com os espaços, territórios, sujeitos e organizações sociais onde se localizam estas escolas. Esta perspectiva delineia-se com a Pesquisa Participante, utilizando-se da Sistematização de Experiências e Práticas Sociais em Educação Popular e da Pesquisa-Ação. (BRANDÃO, 1983; JARA, 2006; FALKEMBACH; JARA, 2018; THIOLLENT, 2022; TRIPP, 2005). Atualmente, o GEFHEMP organiza-se em duas linhas de Pesquisa: Linha 1 – “Estado, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo. Educação Popular na América Latina. Análise da educação e da escola e o “fazer-se” na formação humana”, vincula-se o projeto coordenado pela professora Dra. Cecília Maria Ghedini, intitulado: “Problematizando as Escolas Rurais/do Campo no Brasil na materialidade das formas de tratar o conhecimento escolar, a organização da escola e o projeto de desenvolvimento socioeconômico-cultural”. Este projeto vincula-se à Linha 2 do PPGEFB – Sociedade, Conhecimento e Educação e tem como objetivo geral compreender as referências da escola rural e sistematizar práticas de escolas públicas do campo recentes e/ou em curso junto a sistemas públicos de ensino, no sentido de explicitar e problematizar as referências de escola pública localizada nos territórios rurais, na dimensão das concepções pedagógicas, da organização da escola, das formas de tratar o conhecimento escolar, assim como sistematizar o que vem se fazendo na atualidade, nas práticas destas escolas distanciadas da organicidade dos MSP e suas organizações, e das que estão mais próximas da perspectiva do Movimento Nacional da Educação do Campo. Vinculam-se ainda ao projeto, de forma específica, os seguintes objetivos: catalogar fontes como periódicos, teses e dissertações que tratem do assunto, coletâneas produzidas a partir de eventos e congressos sobre o tema, relatórios de pesquisa assim como artigos delas resultantes e documentos relevantes para outras pesquisas; organizar um arquivo específico com os materiais pesquisados disponibilizando-o aos interessados; identificar práticas de Educação do Campo em Escolas Públicas do Campo que tenham a possibilidade de serem sistematizadas; elaborar informações sobre escolas e estudantes a partir de estatísticas já existentes em plataformas de dados oficiais; investigar, desde a sistematização, práticas recentes e em curso de escolas do campo produzindo, neste caso, um conhecimento sobre o processo da Educação do Campo; contribuir, por meio da catalogação de referenciais teórico-metodológicos, com a implementação da política pública da Educação do Campo; elencar as agregações e negações da escola rural que possam sustentar e ancorar as práticas das Escolas Públicas do Campo; desenvolver duas perspectivas de investigação a fim de possibilitar o cruzamento de dados e elementos das Escolas Rurais e das Escolas do Campo; estimular nos bolsistas o espírito de pesquisa, qualificando-os para ingressar nos programas de pós-graduação; promover ciclos e grupos de estudos reunindo pesquisadores sobre Educação Rural e Educação do Campo e interessados em aprofundar temáticas específicas; integrar o ensino, a pesquisa e a extensão, desenvolvida na Unioeste, com as Escolas Públicas do Campo e os projetos de desenvolvimento socioeconômico-cultural local e regional. Por sua vez, a Linha 2: Educação do Campo, Agricultura Camponesa e Agroecologia, vincula-se o projeto coordenado pelo professor Dr. Carlos Antônio Bonamigo denominado: “A Educação do Campo e suas interações com a agricultura camponesa, o trabalho, a agroecologia e os movimentos sociais populares”. Este projeto também se vincula à Linha 2 do PPGEFB e objetiva analisar as práticas formativas da Educação do Campo em suas interações com a agricultura camponesa, o trabalho, a agroecologia e os Movimentos Sociais Populares. Além disso, propõe-se a analisar os aspectos históricos e epistemológicos da Educação do Campo; analisar a legislação, modalidade, políticas públicas e matrizes formativas da Educação do Campo; compreender a Educação do Campo em suas relações com os movimentos sociais populares, destacando as suas dimensões educativas; mapear a realidade das escolas públicas localizadas no campo; analisar as principais características da agricultura camponesa em torno de sua a racionalidade produtiva e diversidade/singularidade sociocultural; refletir sobre os processos de ocupação dos espaços do campo e as principais atividades produtivas, populacionais e perspectivas de trabalho do campo presentes nos municípios que podem fragilizar ou potencializar a Educação do Campo; analisar a matriz produtiva, científica e tecnológica da agroecologia, os seus fundamentos e as suas relações com a agricultura camponesa e a Educação do Campo; analisar as dimensões educativas/formativas do trabalho no/do campo e produzir um acervo das escolas públicas do campo, sobretudo do Sudoeste do Paraná. Vários desdobramentos se dão a partir destes dois projetos de pesquisa, dentre os quais podemos destacar, as pesquisas vinculadas ao Progama de Mestrado em Educação da Unioeste de Francisco Beltrão, um grupo de estudos permanente que trata dos fundamentos e categorias teóricas da Educação do Campo, das perspectivas teórico-metodológicas das pesquisas em Educação do Campo e diversos Projetos de Iniciação Científica Voluntária envolvendo as temáticas dos projetos de pesquisa acima expostos. Todas estas atividades de pesquisa contam com a participação de professores da Unioeste e de outras universidades públicas, estudantes de graduação de vários cursos e de professores da Rede Pública de Educação do Sudoeste e Oeste do estado do Paraná. Como principais resultados específicos destas atividades de pesquisa, destacam-se duas publicações, em forma de Coletâneas, que sistematizam as principais práticas de pesquisa, ensino e extensão dos membros vinculados ao Grupo, quais sejam: Ghedini; Bonamigo (2020) e Bonamigo; Ghedini (2022). Somam-se a essas publicações, as dissertações de mestrado já defendidas no PPGEFB sob a orientação dos autores deste resumo: Santos (2021), Borges (2021), Lima (2022), Maas (2022), Wessling (2023), Bussolaro (2023), Schiochet (2023). Outra dimensão das atividades vinculadas ao GEFHEMP são as ações de extensão. Nesse sentido temos um Projeto Permanente de Extensão cadastrado junto à Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste, em curso desde 2015, denominado: “Fortalecimento das Escolas Públicas do Campo da Região Sudoeste do Paraná na perspectiva da Educação do Campo: Rearticulação da Escola e Rede de Formação de Educadores”. Este Projeto tem se mostrado muito significativo, sobretudo quando se trata de dar conta do vazio enfrentado tanto pelo Movimento Nacional da Educação do Campo, das Águas e das Florestas quanto pela política educacional da Modalidade da Educação Básica do Campo, na diversidade da territorialidade rural do País e, consequentemente, do estado do Paraná e da região Sudoeste. Estes vazios podem ser identificados pela falta de organicidade entre as escolas do campo, os Movimentos Sociais Populares (MSP) e suas organizações e o desconhecimento da legislação por parte dos gestores, assim como a ausência de instituições como universidades e organizações de classe. O Projeto Permanente de Extensão desenvolve-se por meio de duas frentes de ação: a rearticulação e o acompanhamento das escolas públicas do campo e a formação continuada de professores em escolas da região Sudoeste e Oeste do Estado do Paraná. Este processo em curso se dá a partir da Educação do Campo no Brasil por meio do Movimento Nacional da Educação do Campo e da Modalidade da Educação Básica do Campo, objetivando potencializar o enfrentamento concreto da situação das escolas públicas localizadas na territorialidade rural. O Projeto propõe-se a rearticular estas escolas as suas territorialidades, produzindo vínculos e identidade coletiva aos sujeitos individuais e coletivos que se entrecruzam na escola pública. Este projeto de formação continuada dos professores/as das escolas públicas no/do campo tem o suporte de site do GEFHEMP (https://webcon.unioeste.br/portal/campus-francisco-beltrao/grupos-de-pesquisa-francisco-beltrao/gefhemp) que dispõe de materiais formativos, organização dos encontros e outras informações relevantes para levar a cabo as atividades formativas. Além disso, temos um canal no youtube do Grupo (https://www.youtube.com/channel/UC0BXaHnhHNfxYaOGEGYiaZw) em que disponibilizamos conteúdos relacionado às atividades do grupo, contribuindo também para divulgar as principais ações do GEFHEMP, tanto no âmbito da pesquisa quanto da extensão.

 Palavras-chave: Educação do Campo. Movimentos Sociais Populares. Práticas Pedagógicas. Escolas no/do Campo.

 REFERÊNCIAS:

 BONAMIGO, Carlos Antônio; GHEDINI, Cecília Maria. Educação do Campo: desafios de construir novas referências históricas. Chapecó: Livrologia, 2022.

 BORGES, Luciane Cerati. A formação continuada de professores do campo e a REFOCAR: rearticulação entre o Movimento Nacional da Educação do Campo e a Modalidade Educacional – Região Sudoeste do Paraná – 2015-2020.  183 f. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.

 BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (org.). Pesquisa participante. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.

 BUSSOLARO, Silvia Christina Copatti. Formação Continuada de professores e professoras: uma construção coletiva das escolas do campo de Itapejara D ́Oeste, PR – 2017- 2022. 258 f. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.

 FALKEMBACH, Elza Maria; JARA, Oscar Holliday. Educação Popular e Sistematização de Experiências. In: STRECK, Danilo Romeu; ESTEBAN, Maria Teresa. (orgs.). Educação Popular: lugar de construção social e coletiva. 1. ed. 1ª reimpressão. Petrópolis: Editora Vozes, 2018. p. 151-166.

 GHEDINI, Cecília Maria; BONAMIGO, Carlos Antônio. Educação do Campo: pesquisas, estudos e práticas no Sudoeste do Paraná. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2020.

 JARA, Oscar Holliday. Para sistematizar experiências. 2. ed. Brasília: MMA, 2006.

 LIMA, Neusa Aparecida de. Entre a Escola Rural e a Escola do Campo: a prática social e as práticas pedagógicas de escolas públicas do campo - Sudoeste do Paraná – 2016-2020. 188 f. 2022. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2022.

 MAAS, Thais Regina Crescêncio. Fechar, Retroceder ou Recriar: a proposta Multianos no Ensino Fundamental II – Escolas Públicas no/ do Campo – Estado do Paraná (2019- 2021). 186 f. 2022. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2022.

 SANTOS, Angelita Cristine dos. A Educação do Campo e o processo de operacionalização

da legislação: rearticulação de escolas públicas do campo no sudoeste do Paraná de 2015 a

  1. 177 f. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.

 SCHIOCHET, Fernanda Cristina. A formação continuada de professores de escolas públicas no/do campo: relações entre pesquisa-ação e um instrumental teórico-metodológico específico na modalidade da Educação do Campo. 281 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.

 WESSLING, Elizangela. Permanências e mudanças da Educação Rural e da Educação Campo no município de Salto do Lontra: 1998 a 2022. 280 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. 8ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2022.

 TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Publicado
31-10-2023