GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Gustavo Tiroli
  • Rafael Bianchi Silva
  • João Fernando de Araújo
  • Martinho Gilson Cardoso Chingulo
  • DAYENNE KAROLINE CHIMITI PELEGRINI
  • Monica Trindade Miranda
  • Simone Steffan Retkva

Resumo

O grupo de Estudos e Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente, criado em junho de 2007, é constituído por uma rede envolvendo pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Sul da Bahia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade de Évora - Portugal, e tem como objetivos: a) desenvolver estudos focados no campo do currículo, da formação e do trabalho docente, a fim, de compreender o que já existe a respeito de pesquisas e elaborações sobre a temática em nosso país, do ponto de vista dos autores que enriquecem a literatura da área, e também lançar um olhar atento para o interior dos espaços formativos, podendo assim, pensar em estratégias teóricas e metodológicas que possam revelar promissoras e estimuladoras de políticas curriculares e b) oferecer aos professores, gestores, acadêmicos envolvidos em pesquisa, seja como bolsistas de iniciação científica, voluntários de iniciação científica, alunos em fase de desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso de graduação,  de dissertação de mestrado, de tese de doutorado, estágio de pós-doutorado e egressos, subsídios necessários para a criação de estratégias de sistematização e divulgação de suas pesquisas. Diante disso, a produção do conhecimento educacional acerca das produções curriculares, deste grupo de pesquisa, dedica-se a desenvolver seus estudos com interlocução com  o método dialético, tendo como parâmetro a própria realidade, buscando os movimentos que a compõem a fim de perceber o que está obscuro e confuso para chegar ao conceito do todo, abarcando as suas determinações e relações. Sendo assim, entende-se que o campo do currículo, formação e trabalho docente, enquanto objeto de estudo é tendência nas linhas de pesquisa na área de educação. Recentes levantamentos apontam que a referida temática, objeto do nosso grupo de pesquisa, está entre os três centrais interesses de pesquisa nas teses defendidas entre os anos de 2000 a 2022 nos programas de Stricto Sensu, segundo Fávero et al (2022). Faz-se necessário ressaltar que, as temáticas que foram objeto de estudo até aqui, revelam a sensibilidade do grupo em relação às questões emergentes em educação. Destarte, destacamos neste resumo expandido os principais resultados obtidos por meio das seguintes  dissertações e Teses. Em relação às dissertações, pode-se destacar: I) A dissertação de José Alexandre Gonçalves, versou sobre “A formação inicial de professores do Curso de Geografia na perspectiva ontológica do trabalho na escola” e teve como objetivo compreender a licenciatura em Geografia e a questão da formação ontológica do ser professor, a fim de identificar a relação dessa formação com a preparação para o mundo do trabalho desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina. Ao término do estudo, constatou-se que a presente proposta curricular do curso de Geografia, apresenta uma certa fragmentação em relação às disciplinas pertencentes ao eixo profissionalizante e as disciplinas do núcleo comum, o que implica em uma limitação ao processo da formação plena do professor; II) Uma outra pesquisa relevante, desenvolvida no nosso grupo, foi do estudante do curso de Mestrado Samuel de Oliveira Rodrigues, intitulada “A pesquisa científica no Ensino Médio público de Londrina-PR”, e teve como objetivo compreender as perspectivas dos professores de Sociologia acerca da pesquisa científica no Ensino Médio de Londrina, no intuito de tecer alguns encaminhamentos em relação ao conteúdo e forma. O estudo em questão, apontou que embora os documentos estudados apontam a importância e a necessidade em se trabalhar com a pesquisa científica no Ensino Médio, são identificadas algumas limitações para que esta seja inserida no cotidiano escolar, dentre elas, destaca-se a precariedade na formação inicial e continuada de professores especialmente, aos níveis fundamental e médio, ou seja, o próprio professor em seu processo formativo não teve a pesquisa como princípio educativo, o que implicou na dicotomia entre conteúdo e forma no que tange o trabalho efetivo da pesquisa científica em sala de aula;  III) A discente do Curso de Mestrado Mônica Trindade Miranda está desenvolvendo uma pesquisa que intitula-se: “Leitura, leitor e práticas de leitura sob a perspectiva da Teoria da Atividade: desafios e possibilidades em uma escola municipal da cidade de Londrina, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” e tem como objetivo compreender a importância da leitura na formação de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de identificar as implicações no processo de ensino e aprendizagem à luz da Teoria da Atividade. O estudo encontra-se em andamento, mas pode-se constatar que os contextos de leitura conjuntamente com a importância da formação do leitor e da organização dos espaços da sala de aula devem ser repensados para que este seja um ambiente potente para a multiplicidade de práticas de leitura a partir de um movimento dialético entre teoria e prática, pensando este espaço pela ótica da Teoria da Atividade e entendendo a mesma como significativa para os processos que são desenvolvidos cotidianamente na relação de prática de leitura em sala de aula. IV) A discente Simone Steffan Retkva, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação está desenvolvendo a pesquisa com o título “O podcast como instrumento pedagógico para a formação do leitor à luz da Teoria da Atividade”, no qual o objetivo consiste em compreender o podcast como instrumento pedagógico para a formação de leitores do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de identificar as implicações no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa encontra-se em andamento, contudo, até o momento foi possível constatar que a teoria da atividade de Leontiev pode contribuir nas atividades organizadas em prol da formação leitora, pois a atividade requer motivos significativos para que ela seja realizada. No que se refere às teses, pode-se indicar a pesquisa em desenvolvimento do discente Luiz Gustavo Tiroli, intitulada I) “Formação de Professores para a Educação em Direitos Humanos: implicações do trabalho educativo a partir da literatura no ambiente escolar”, que tem como objetivo compreender como a formação docente pode contribuir para a constituição de uma cultura de direitos humanos, tendo como premissa o trabalho com a literatura no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com análise qualitativa dos dados e abordagem crítico-dialética, utilizando as categorias marxistas contradição, historicidade e totalização. Como resultados parciais, destaca-se que a literatura tem o condão de possibilitar o trabalho educativo em direitos humanos, uma vez que essa é considerada um direito humano e fonte de humanização; II), Não obstante, o discente Martinho Chingulo, está desenvolvendo sua tese, cujo o título é “A importância da leitura e da literatura como possibilidades para a construção do capital moral da criança: uma análise das práticas pedagógicas adotadas em tempos de pandemia e pós-pandemia como promotoras desse processo formativo”, e tem como objetivo compreender a relevância do ensino da leitura e da literatura, destacando as práticas pedagógicas adotadas na educação infantil durante e após a pandemia, visando promover a formação de leitores e o desenvolvimento do capital moral. Isto posto, a abordagem metodológica selecionada para conduzir esta pesquisa é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise documental. Este estudo não somente contempla a importância de cultivar uma geração de leitores conscientes, mas também ressalta a significativa contribuição da literatura na constituição de indivíduos moralmente conscientes e atuantes na sociedade;  III) Destacamos também a pesquisa do discente João Fernando de Araújo, intitulada “De portas fechadas e páginas abertas: Percepções sobre práticas de leituras acerca das questões de gênero desenvolvidas na Educação Infantil no período da Pandemia e no pós Covid-19”, cujo objetivo é compreender, por meio de percepções de professores e professoras, se no período da pandemia e pós pandemia, práticas de leitura foram desenvolvidas no espaço formativo da Educação Infantil e se por meio dessas práticas, questões de gênero foram abordadas com as crianças; IV) Outra pesquisa relevante a ressaltar refere-se aos estudos de Dayenne Karoline Chimiti Pelegrini, intitulado: ”Currículos dos Cursos de Pedagogia das Universidades do Paraná: sexualidade e gênero entre fragmentações, resistências e adesões”, que tem como objetivo analisar como as disposições sobre sexualidade e gênero contidas na Resolução CNE n. 02/2015 foram apropriadas pelos currículos dos Cursos de Pedagogia das Universidades Estaduais do Paraná. Além das dissertações e teses, o Grupo de Estudos e Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente, desenvolve algumas ações que provocam impactos na sociedade, dentre elas podemos ressaltar: a) articulação com ensino, pesquisa  e extensão; b) cursos de formação continuada, oferecido a professores de Educação Básica e de Educação Superior; c) elaboração de material didático pedagógico, voltado à temática currículo, formação e trabalho docente. As referidas ações têm possibilitado uma aproximação com a rede estadual e municipal de educação, o que tem contribuído para re significar o exercício da pesquisa, tendo em vista que esta, é uma qualidade eminentemente humana, desenvolvida na cultura e na história humana. Portanto, como prática cultural e histórica, as pesquisas devem ser construídas e reconstruídas junto a cada indivíduo nos processos educacionais. Outros aspectos a ressaltar, refere-se a importância da disseminação das pesquisas dos membros do nosso grupo, por meio de periódicos qualificados pela Capes, bem como, por meio de livros e eventos. Por fim, como considerações finais, pode-se afirmar que os estudos desenvolvidos no nosso Grupo de Pesquisa, indicam que as questões relacionadas ao Currículo, Formação e Trabalho Docente,  têm se constituído uma tríade indispensável na análise do currículo escolar, considerando os diferentes sujeitos nele presentes. Esses processos atravessam diversos grupos sociais, em especial, aqueles que têm sido alijados dos processos relacionados ao ensino e aprendizagem e que se encontram mais suscetíveis aos efeitos da precariedade da formação colocada em prática pela maquinaria escolar. Nas palavras de Santomé (1998), são sujeitos marginalizados que não dispõem de estruturas importantes de poder, sendo assim, histórica e cotidianamente, silenciados. Para tanto, o currículo escolar, a formação e o trabalho docente, necessita ter como princípio problematizar que tipo de formação estamos realizando nas instituições de ensino, ou seja,  o cenário sociopolítico-econômico e cultural da sociedade contemporânea apresenta desafios e inquietudes no que tange às identidades individual e coletiva dos sujeitos, isto é, nesse processo de transformação social, observamos que algumas características humanas sofreram alterações significativas, o que implica pensar a formação tendo como parâmetro a diversidade cultural e o enfrentamento à desigualdade, à violência e à exclusão social.  Isso posto, de acordo com Santos e Lima (2023), educação para quê? para quem? Mais do que uma retórica, tornam-se questões necessárias para pensar os processos formativos diante do tempo presente. Nesta perspectiva, o currículo tem que ser um lugar de criação, de produção de saber, isto é, não serve apenas para reproduzir uma história linear, pelo contrário, o mínimo que se exige do currículo escolar é que ele possa ser um momento que também leve a pensar a história da humanidade, tomando em consideração a ação nas continuidades e mudanças do tempo e, dessa maneira, possibilitar aos homens e mulheres perceberem-se como indivíduos produtores de história e de conhecimentos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Tiroli

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Discente do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do grupo de pesquisas e estudos Currículo, Formação e Trabalho Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), cadastrado e certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Rafael Bianchi Silva

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Pedagogia pela Faculdade Pitágoras (2012). Doutor em Educação pela Unesp/Marília (2012) e Mestre em Educação pela Uel (2008). Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social e Institucional; Psicologia e Assistência Social, Psicologia e Formação Humana; Contemporaneidade e Produção de Subjetividade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa: Currpiculo, Formação e Trabalho Docente. 

João Fernando de Araújo

Doutorando  em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP (2019) , campus Jacarezinho. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Dom Bosco de Cornélio Procópio. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo. Especialista em Literatura Infantil pela Faculdade São Braz. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "Currículo, Formação e Trrabalho Docente.

Martinho Gilson Cardoso Chingulo

Doutorando  em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2021); Licenciado em Filosofia - Claretiano Centro Universitário (2020), Pós-graduado em Filosofia e ensino de Filosofia (2019) , Graduação em Teologia - Faculdades Batista do Paraná (2016). . Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente. Vem realizando Pesquisas com ênfase em temas relacioandos a: Formação de professores, Currículo, educação, história da educação, Ética, Filosofia e seu ensino. 

DAYENNE KAROLINE CHIMITI PELEGRINI

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Maringá (2007). Foi bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. É Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP - Marília. Interessa-se pelas áreas de pesquisa e intervenção em: Políticas Públicas Educacionais, Psicologia da Educação, Diversidade sexual e de Gênero. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Currículo, Formação e Trabalho Docente. 

Monica Trindade Miranda

Mestrando em Educação pel Universidade Estadual de Londrina. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupos de Estudos e Pesquisas: Currículo, Formação e Trabalho Docente. 

Simone Steffan Retkva

Mestrando em Educação pel Universidade Estadual de Londrina. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupos de Estudos e Pesquisas: Currículo, Formação e Trabalho Docente. 

Publicado
31-10-2023
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares