ACESSIBILIDADE NA UFFS CAMPUS CHAPECÓ: ANÁLISES INICIAIS
Palabras clave:
Inclusão., Ensino Superior., Atendimento Educacional Especializado, UFFSResumen
Este texto apresenta um recorte de um relatório produzido para o componente curricular de Extensão: Diagnóstico Educacional, do Curso de Educação Especial Inclusiva do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, PARFOR EQUIDADE da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. O objetivo geral do estudo buscou analisar as condições e acessibilidade da instituição, em especial neste no Campus Chapecó e suas implicações na inclusão de estudantes do público da Educação Especial. Para o desenvolvimento da pesquisa foi adotada metodologia de caráter exploratório e descritivo. Os procedimentos adotados foram bibliográficos e documentais. O estudo teve como corpora analítico documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC), e UFFS, como resoluções, portarias, editais, projetos pedagógicos de cursos de graduação, site institucional, e-mails direcionados a setores da instituição e de dados extraídos pelas autoras, que são servidoras da instituição. Foi possível coletar informações sobre as condições de acessibilidade arquitetônica do campus Chapecó, e dados relacionados à inclusão de estudantes público da Educação Especial, como o atendimento educacional especializado (AEE), adaptação curricular e formação docente.
