ACESSIBILIDADE NA UFFS CAMPUS CHAPECÓ: ANÁLISES INICIAIS

Autores/as

Palabras clave:

Inclusão., Ensino Superior., Atendimento Educacional Especializado, UFFS

Resumen

Este texto apresenta um recorte de um relatório produzido para o componente curricular de Extensão: Diagnóstico Educacional, do Curso de Educação Especial Inclusiva do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, PARFOR EQUIDADE  da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. O objetivo geral do estudo buscou analisar as condições e acessibilidade da instituição, em especial neste no Campus Chapecó e suas implicações na inclusão de estudantes do público da Educação Especial. Para o desenvolvimento da pesquisa foi adotada metodologia de caráter exploratório e descritivo. Os procedimentos adotados foram bibliográficos e documentais. O estudo teve como corpora analítico documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC), e UFFS, como resoluções, portarias, editais, projetos pedagógicos de cursos de graduação, site institucional, e-mails direcionados a setores da instituição e de dados extraídos pelas autoras, que são servidoras da instituição. Foi possível coletar informações sobre as condições de acessibilidade arquitetônica do campus Chapecó, e dados relacionados à inclusão de estudantes público da Educação Especial, como o atendimento educacional especializado (AEE), adaptação curricular e formação docente.

Biografía del autor/a

  • Marisol Vieira Melo, UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

    Licenciada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF, RS, 1997). Mestre (2006) e Doutora (2013) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, SP). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC, vinculada ao curso de Licenciatura em Matemática. Coordena Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Matemática. Coordenou o subprojeto do Programa Residência Pedagógica em Matemática/UFFS em três editais Capes consecutivos (2018-2024). Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores que ensinam Matemática, desenvolvimento profissional, iniciação docente, inserção profissional e egressos. Tem experiência na área de Educação, docência em Ensino Fundamental, Médio e Superior. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Professores que Ensinam Matemática (GEPREM/UFFS) - geprem@uffs.edu.br

Archivos adicionales

Publicado

20-10-2025