EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: A LIBRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Resumen
EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: A LIBRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Suelen Cristina Lima da Cruz¹
Leidiani da Silva Reis ²
O tema da presente pesquisa é “Educação Bilíngue: a Libras no processo de alfabetização e letramento das crianças surdas”. A educação bilíngue para surdos é um direito garantido por lei, mas, na prática, ainda há muitos obstáculos para que ela seja realmente implementada nas escolas. Por isso, escolher esse tema para um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é muito importante, pois ajuda a melhorar a qualidade do ensino para os estudantes surdos. Além disso, permite refletir e valorizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua desses alunos, reconhecendo sua importância na transmissão do conhecimento e na formação da identidade surda. Também reforça a necessidade de ensinar o português escrito como segunda língua, levando em conta as características linguísticas e cognitivas dessa comunidade. Por fim, ao tratar desse assunto, o trabalho ganha um papel social importante ao destacar e buscar formas de combater as desigualdades na educação que a comunidade surda enfrenta há muito tempo no Brasil.
