O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL – BAIXA VISÃO
Palavras-chave:
Educação Especial; Deficiência Visual; Inclusão; AEE.Resumo
O trabalho teve como objetivo geral analisar a organização e contribuição do Atendimento Educacional Especializado no processo educacional de estudantes com deficiência visual, especificamente com baixa visão. Como objetivos específicos destacam-se: apresentar uma breve trajetória histórica da Educação Especial no Brasil e no mundo; discutir as principais políticas públicas relacionadas à inclusão; compreender os tipos de deficiência, com foco na deficiência visual – baixa visão; conceituar a baixa visão, suas causas e implicações na aprendizagem; listar recursos pedagógicos e tecnológicos utilizados no AEE para alunos com baixa visão. A pesquisa de cunho qualitativo, com base em levantamento bibliográfico. Sendo utilizados autores da área da Educação Especial e Inclusiva, documentos oficiais como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) de 2015, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, e outros. As análises dos materiais coletados foram realizadas através de leitura interpretativa e reflexiva, levando em consideração os principais conceitos, discussões teóricas, relatos presentes na literatura, bem como, a própria experiência vivenciada pelo autor no contexto educacional relacionado à temática. A articulação entre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), somada às práticas colaborativas entre os profissionais da Educação Especial e os docentes do ensino regular, configura-se como uma estratégia fundamental para garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento de estudantes com deficiência no ensino comum.
