PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
Resumo
Este trabalho está relacionado à dissertação do mestrado em educação, inserida na Linha de Pesquisa Diversidade, Interculturalidade e Educação Inclusiva da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochape´có). O objetivo é identificar como pessoas com Deficiência Intelectual narram o processo de aquisição da leitura e da escrita, bem como a relevância atribuída por elas e suas famílias a essa aprendizagem. O problema de pesquisa que orienta este estudo é: como pessoas adultas com deficiência intelectual narram o processo de aquisição da leitura e da escrita e qual a relevância atribuída por elas e suas famílias a essa aprendizagem? A escolha do tema ocorreu devido aos anseios vivenciados nas práticas profissionais e à satisfação constatada em relação às funcionalidades da leitura e da escrita por adultos com deficiência intelectual. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, sob a perspectiva pós-estruturalista. A geração de material empírico foi realizada por meio de entrevistas narrativas com adultos com deficiência intelectual e suas famílias, vinculados ao Centro de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial (CAESP) de Xaxim (SC). As narrativas foram organizadas em agrupamentos temáticos e analisadas por meio da análise do discurso, com base em referenciais foucaultianos. A pesquisa aponta para a satisfação de adultos com deficiência intelectual e suas famílias, decorrente da apropriação da leitura e da escrita, o que proporciona melhores oportunidades pessoais, sociais e profissionais. Concluímos também que esse processo não se encerra, pois a aprendizagem é contínua e motivada especialmente pelo acesso às redes sociais e pelo estabelecimento de comunicação por meio delas.
