FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS PARA O PLANEJAMENTO CURRICULAR ACESSÍVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
Formação docente, Inclusão Escolar, Acessibilidade curricular, Ensino FundamentalResumen
No contexto educacional contemporâneo, a inclusão escolar representa um desafio significativo. Mais do que garantir o acesso à matrícula, é necessário repensar as práticas pedagógicas à luz da acessibilidade curricular, entendida como condição essencial para promover equidade e assegurar aprendizagens significativas aos estudantes da educação especial. Nesse sentido, a formação docente, especialmente a continuada, constitui fator determinante para consolidar práticas pedagógicas pautadas na colaboração e na adaptação. Este estudo tem como objetivo investigar os desafios enfrentados por professores do Ensino Fundamental no processo de planejamento curricular acessível, analisando como a formação continuada contribui para a efetivação da inclusão escolar nas escolas regulares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa, fundamentada na análise de artigos científicos disponíveis na base de dados Google Acadêmico, com recorte temporal de 2020 a 2025. Os resultados evidenciam que a formação dos docentes é condição indispensável para a inclusão, viabilizada por meio da flexibilização dos conteúdos, do uso de recursos visuais e de atividades contextualizadas. Conclui-se que o planejamento curricular acessível é essencial para consolidar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.
