FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS PARA O PLANEJAMENTO CURRICULAR ACESSÍVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

Palabras clave:

Formação docente, Inclusão Escolar, Acessibilidade curricular, Ensino Fundamental

Resumen

No contexto educacional contemporâneo, a inclusão escolar representa um desafio significativo. Mais do que garantir o acesso à matrícula, é necessário repensar as práticas pedagógicas à luz da acessibilidade curricular, entendida como condição essencial para promover equidade e assegurar aprendizagens significativas aos estudantes da educação especial. Nesse sentido, a formação docente, especialmente a continuada, constitui fator determinante para consolidar práticas pedagógicas pautadas na colaboração e na adaptação. Este estudo tem como objetivo investigar os desafios enfrentados por professores do Ensino Fundamental no processo de planejamento curricular acessível, analisando como a formação continuada contribui para a efetivação da inclusão escolar nas escolas regulares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa, fundamentada na análise de artigos científicos disponíveis na base de dados Google Acadêmico, com recorte temporal de 2020 a 2025. Os resultados evidenciam que a formação dos docentes é condição indispensável para a inclusão, viabilizada por meio da flexibilização dos conteúdos, do uso de recursos visuais e de atividades contextualizadas. Conclui-se que o planejamento curricular acessível é essencial para consolidar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

Biografía del autor/a

  • Rafael Farias Sass, UFFS

    Mestre em Educação - PPGE - Unicentro/PR. Especialista em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial pela Faculdade de Educação São Luís (2017). Especialista em Gestão de Organização Pública de Saúde pela Universidade do Centro-Oeste do Paraná - Unicentro (2018). Especialista em Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR (2020). Formação em Behavior Technician pelo Child Behavior Institute of Miami (2020). Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Unina (2021). Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo - ABA pela Faculdade Unina (2022). Pós-graduando em Psicologia Social pela Faculdade Unina (2023). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Guairacá (2016). Atua na Revista Mundi Sociais e Humanidades como parte do conselho consultivo, com a função de parecerista. Atuou como Professor Colaborador na Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul.

  • Regiane Toigo Dias, UFFS

    Professora da rede estadual de ensino do Paraná. Pedagogia (UNICENTRO) e Letras Português/Espanhol e suas Respectivas Literaturas (UEPG). Graduanda do Curso de Educação Especial Inclusiva – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

  • Vanessa Simões Kielt

    Formação em História (UEPG), Pedagogia (FAEL). Graduanda em Educação Especial Inclusiva (UFFS).

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Publicado

20-10-2025