A ESCOLA INCLUSIVA NA CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave:
Escola Inclusiva. Diversidade. Contemporaneidade. Neoliberalismo.Resumo
Este trabalho está em desenvolvimento como projeto para o Mestrado em Educação e parte do princípio que a educação inclusiva é um direito de todos, independentemente de suas características ou capacidades. Assim, este trabalho, apresenta como tema: A escola inclusiva na contemporaneidade. A partir dessa temática emerge o seguinte problema de pesquisa: Como docentes de anos iniciais, atuantes em escolas públicas, descrevem e compreendem a escola inclusiva e como tais concepções reverberam em suas práticas? O objetivo geral consiste em analisar como docentes de anos iniciais, atuantes em escolas públicas, descrevem e compreendem a escola inclusiva e como tais concepções reverberam em práticas escolares in/excludentes. Deste objetivo geral derivam os seguintes objetivos específicos: compreender o funcionamento da escola inclusiva na contemporaneidade; compreender como a diversidade é percebida pelos professores de anos iniciais da escola pública; analisar a relação entre as concepções político-pedagógicas de professores e práticas escolares inclusivas e/ou excludentes. Quanto à metodologia, apresenta abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratórios e descritivos, na perspectiva pós-estruturalista. As materialidades empíricas serão geradas por meio de entrevistas narrativas com 10(dez) pedagogos/as, atuantes em duas escolas da rede pública estadual, localizadas no município de Chapecó/SC. As narrativas serão organizadas em agrupamentos temáticos e examinadas por meio da análise do discurso, com aporte foucaultiano. A inclusão escolar emerge como resposta à exclusão historicamente perpetuada contra estudantes com deficiência, transtornos de aprendizagem e demais grupos marginalizados. Desta maneira, este estudo percebe, até este momento, que a escola inclusiva, em um contexto neoliberal, enfrenta desafios consideráveis, mas também, possibilita resistir à lógica de mercado que permeia as políticas educacionais. Assim, continua a busca por uma educação inclusiva que promova, valorize e ofereça as oportunidades de participação plena na sociedade a todos os sujeitos, independentemente de suas características, buscando o reconhecimento da diferença como uma forma legítima de ser e estar na sociedade. O intuito dessa pesquisa não é emitir juízo de valor, mas tensionar os movimentos que subjetivam e produzem ações excludentes que reverberam nos mais diferentes contextos, dentre eles os escolares, reforçando atitudes de preconceito e segregação dos sujeitos fora das “normas” e “padrões” estabelecidos socialmente.
