PRÁTICAS (IM)POSSIBILITADORAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores/as

  • Maiara Vieira Da Silva unoesc
  • Jaíne Lorivânia Neckel da Silva
  • Claudia Simone Fantin

Resumen

Este artigo aborda as práticas pedagógicas no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual (DI) e examina estratégias que promovem ou dificultam a aprendizagem. O objetivo geral é identificar e compreender os desafios enfrentados pelos educadores na implementação de práticas inclusivas, analisando estratégias estratégicas para promover uma aprendizagem significativa. Os objetivos específicos incluem: explicitar os conceitos de acordo com a teoria histórico-cultural; caracterizar os desafios na alfabetização de alunos com DI; identificar as dificuldades dos professores na aplicação de práticas inclusivas. Para o caminhar metodológico, o estudo adota uma abordagem qualitativa com caráter bibliográfico e fundamentada na teoria histórico-cultural de Vigotski utilizando uma análise de dados baseada em Minayo (2002), desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Entre os principais resultados, destaca-se a centralidade da mediação pedagógica como elemento transformador no processo de alfabetização de estudantes com deficiência intelectual, sendo a prática docente intencional e sensível às singularidades dos alunos um fator determinante para a promoção de aprendizagens significativas. As pesquisas analisadas reforçam a importância da flexibilização curricular, do uso de recursos lúdicos e da formação continuada como pilares para a construção de práticas inclusivas eficazes, reafirmando o papel da escola como espaço de acolhimento, desenvolvimento e emancipação.

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Publicado

20-10-2025