POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ATENDIMENTO A ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM SANTA CATARINA
Palabras clave:
Política de Educação Especial. Atendimento. Santa Catarina. Altas Habilidades/Superdotação.Resumen
A área da Educação Especial revela várias necessidades, incluindo o enfoque nas Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), sua condição, organização e a abrangência dos serviços prestados ao público com AH/SD. A pesquisa centrou-se no objetivo de analisar, a partir das condições estabelecidas pela Política de Educação Especial (PEE) em Santa Catarina, a cobertura do atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) entre os anos de 2009 a 2024, tanto no Brasil, como em Santa Catarina. Foram examinados autores, documentos pertinentes ao tema e fontes estatísticas oficiais, utilizando métodos de pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados do Censo Escolar mostra quanto o número de alunos identificados com AH/SD é raso em relação ao potencial e a população escolar no Brasil e em Santa Catarina. Em suma, os resultados indicam que o atendimento das AH/SD, na perspectiva da educação inclusiva, tem sido parcialmente correspondido pelas condições e organização estabelecida pela PEE de Santa Catarina. Com isso, é necessário salientar a importância de um trabalho colaborativo entre escola, família e outros profissionais, no processo de identificação destes alunos, para que saiam da invisibilidade. A identificação é um dos passos para o reconhecimento deste público e a organização de uma proposta educacional adequada para os superdotados. Conclui-se que estes alunos estão inseridos nas políticas educacionais, e esperamos que assim se mantenham, sendo importante ampliar os polos no estado para identificação e o atendimento deste público nas escolas, efetivando assim ações mais concretas para inclusão educacional.
