CONSUMO DE CAFEÍNA E TRANSTORNOS MENTAIS: ESTUDO TRANSVERSAL ENTRE ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) - CAMPUS REALEZA-PR
Palavras-chave:
Desordens mentais; Acadêmicos; Ciclo circadiano.Resumo
A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) por levar em neurotransmissores, como a dopamina, serotonina, acetilcolina e noradrenalina apresenta efeitos estimulantes. Sua capacidade de reduzir a sonolência e melhorara a tenção o faz o estimulante mais consumido no mundo. Estudantes correspondem a um público com alto consumo devido a sua rotina de estudos. Entretanto o uso abusivo é associado ao surgimento de desordens mentais e problemas no desempenho acadêmico. Sendo assim o presente trabalho surge com o objetivo verificar o consumo de cafeína nos estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul – Compus Realeza -PR e verificar a associação com indicativos de ansiedade, depressão e o desempenho acadêmico. Para isso o estudo contou com uma amostra de 157 estudantes, os quais passaram por uma entrevista para coleta de dados sociodemográficos, saúde e aplicação de da escala Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (Hospital Anxiety and Depression Scale - HADS). Os dados foram tabulados e analisados pelos softwares Microsoft excel e SPSS Statistics, considerando valor de p<0,05 como significativo. Como resultados, não foi observado correlação entre o consumo de cafeína, desordens mentais e desempenho acadêmico. Por outro lado, foi observado associação entre o baixo desempenho e indicativos de depressão.
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