A Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC) é um evento itinerante da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG), por intermédio da Diretoria de Pesquisa (DPE) e Coordenações Adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação (CAPPGs) dos Campi.

Eventos de Iniciação Científica (IC) e Iniciação em desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI) ocorrem na UFFS desde 2012. Até o ano de 2015, a JIC acontecia concomitantemente ao Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE) e a partir de 2016, em sua VI edição, o nome foi alterado para Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica. Em 20232 será realizada a XIII edição.

A JIC é o evento institucional realizado anualmente para apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas por bolsistas e voluntários de IC e ITI, vinculados ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) da UFFS.
A XIII JIC será realizada em formato híbrido sendo a palestra de abertura realizada presencialmente no Campus Laranjeiras do SUL e demais atividades online através da plataforma de videoconferência da UFFS “Cisco Webex Meetings”, de 17 a 19 de outubro de 2023. O tema segue o da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável”.

Os Anais da XIII JIC serão publicados no Portal de Eventos da UFFS, os quais permanecerão disponíveis para toda a comunidade em prol da divulgação do desenvolvimento científico e tecnológico da região de abrangência da UFFS e do país.
O acesso à palestra e salas de apresentação de trabalho é livre à comunidade e não necessita de inscrição prévia. Ao final de cada atividade haverá um link de presença, que será utilizado para emissão dos certificados de participação.

Para submissão de trabalhos, consulte o Regulamento da XIII JIC (atualizado 07/07/2023).

Clique aqui para baixar o template do resumo expandido (atualizado 07/07/2023)