TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO DA ENZIMA LIPASE DE Aspergillus niger COM POSTERIOR APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DE ÓLEOS RESIDUAIS
Resumen
Este trabalho investigou o baixo custo e formas eficazes de isolamento e concentração de enzimas lipases produzidas pelo fungo Aspergillus niger por fermentação em estado sólido usando torta de canola como substrato, com uma sequente aplicação no tratamento de óleos residuais de fritura. Diferentes métodos para a concentração das enzimas foram avaliados, baseando-se na mudança da força iônica do meio com a adição de sal, seguida de precipitação com solventes orgânicos. Após o isolamento e purificação da enzima lipase, o pré-tratamento do óleo residual de fritura foi realizado. OS melhores fatores de purificação (11,6 e 9,82 vezes) foram obtidos em concentrações intermediárias de sal e solvente (0,5mol/L e 50%) e em vazões extremas da bomba peristáltica (0,76mL/min e 19,24mL/min). A hidrólise do óleo residual resultou em uma liberação de 421,6 µmol/L e 753,07 µmol/L de ácidos graxos livres. O desenvolvimento deste trabalho é de extrema relevância pois processos que permitam a recuperação e concentração eficiente de enzimas e com baixo custo são extremamente desejáveis. A hidrólise do óleo residual de fritura catalisada pela lipase pré-purificada pode ser considerada uma ótima estratégia de tratamento, pois consegue converter significativas concentrações de triglicerídeos em ácidos graxos livres.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).