Mobilidade Urbana Transfronteiriça no Mercosul:
Reflexões sobre a Implantação de Shortlines entre Cidades Fronteiriças
Resumo
Este resumo objetiva apresentar brevemente algumas breves reflexões sobre a implantação de linhas férreas de curta distância como vetor de integração na zona fronteiriça presente entre países do Mercosul. Estas linhas férreas, também conhecidas como shortlines, apresentam-se como uma das propostas de integração entre cidades fronteiriças presentes no Mercosul presentes nos eixos de integração propostos pelo Governo Federal Brasileiro. Neste contexto, as linhas férreas de curta distância possuem como objetivo integrar cidades estratégicas em ter países em uma distância limite de 250 quilômetros com diversas paradas e também serviços semidiretos. Deste modo, estes projetos apresentam-se como uma solução rápida de deslocamento entre cidades de fronteira, oferecendo modos de maior capacidade e velocidade entre cidades estratégicas nesta zona, assim como oportunidades de investimento, tanto por parte da iniciativa privada como do poder público. Com isto, a metodologia deste trabalho deste trabalho busca analisar alguns projetos já formulados para esta zona assim como verificar possíveis tramos viáveis para receber este tipo de corredores de transporte de passageiros e também cargas. Além da vantagem própria segregação e exclusividade de circulação em vias assim como a principal alternativa ao congestionamento presente em vias rodoviárias, também é possível agregar esquemas de pré-tramitação de documentação financeira no embarque e simples conferências em postos fronteiriços, reduzindo ainda mais o tempo viagem total destes modos. Como conclusões iniciais, observa-se que uma curtíssima linha em operação entre cidades argentinas e paraguaias apresenta desempenho considerável na travessia fronteiriça entre estes dos países, com a redução superior a 75% do tempo de travessia entre estes dois países.