A LEITURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ASPECTOS DA MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO

  • Jonathan Grützmann Fin UFFS
  • Judite Scherer Wenzel
Palavras-chave: Mediação. Interação. Formação de Professores. Ciências.

Resumo

Neste estudo apresentamos os resultados de uma pesquisa que aborda a leitura na formação de professores de Ciências. Compreendemos a leitura como um instrumento cultural que possibilita o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Assim justificamos a importância de trazer a compreensão acerca da prática da leitura no contexto da formação inicial de professores de Ciências. O objetivo foi compreender o que é isso que se mostra acerca da prática da leitura na formação inicial de professores. Foi realizada uma revisão bibliográfica (LÜDKE, ANDRÉ, 2018) na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com os descritores: leitura e formação de professores. Foram obtidos quarenta e dois trabalhos dos quais, foram analisados seis. Para análise usamos um olhar fenomenológico por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2011). De um total de 75 Unidades de Significado, chegamos a nove categorias iniciais, três categorias intermediárias e uma categoria final. Trazemos para o diálogo a segunda categoria intermediária: A prática da leitura como forma de mediação e interação, tal categoria emergiu de 35 Unidades de Significado e de maneira geral nos mostrou a prática da leitura como forma de mediar os conhecimentos e, que o processo de aprendizagem pode ser potencializado por meio da interação do leitor com o texto. Nessa direção, destacamos o posicionamento do professor em compreender a leitura como um instrumento de ensino a fim de qualificar a mesma como um processo interativo e como mediadora. 

Publicado
03-05-2024
Seção
Ciências Humanas e Formação de Professores