EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM PANORAMA DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Vanessa Cléia Palinski
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, educador ambiental, Educação Ambiental Crítica

Resumo

Com a intensificação das problemáticas ambientais e as constantes mudanças no meio ambiente, a Educação Ambiental (EA) se faz cada vez mais necessária. Através disso buscamos analisar o que se mostra sobre a EA na formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Portanto, realizamos uma busca na BDTD, a partir dos descritores EA, formação de professores e Ensino de Ciências (EC). Com isso, obtivemos um resultado de 659 pesquisas, as quais realizamos a leitura do título, resumo e metodologia. Assim, delimitamos apenas para as pesquisas que abordaram a EA na formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza, totalizando 30 teses e dissertações. Estas, foram submetidas às etapas recursivas da Análise Textual Discursiva (ATD), que consiste em: i. Desconstrução, na qual Unidades de Significado (US) são extraídas do texto ii. Reordenação, nesta as US são dispostas em categorias iniciais, intermediárias, final ou finais iii. Construção do metatexto. A partir dessas etapas obtivemos um total de 1.416 US, organizadas em 38 categorias iniciais, seis categorias intermediarias e duas categorias finais. A partir desse processo, analisamos as temáticas trabalhadas, abordagens e as contribuições destas para a formação do educador ambiental. Assim, observamos que a EA quando trabalhada a partir da formação inicial propicia o desenvolvimento de uma EA crítica, pois, ao formar um professor com ênfase na perspectiva ambiental estamos favorecendo sua abordagem na Educação Básica, tornando esse processo educativo mais efetivo.

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Publicado

03-05-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas e Formação de Professores