INVESTIGANDO AS POTENCIALIDADES FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma política pública, caracterizada por incentivar e valorizar a formação de professores, tanto inicial, quanto continuada, no âmbito do programa ocorrem interações e diálogos colaborativos, que favorecem os momentos de reflexão crítica sobre a ação e para a ação. O presente trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades do PRP na formação inicial de professores de Ciências. Como processo metodológico realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo (LÜDKE, ANDRÉ, 2013) com três momentos, o primeiro se caracterizou pela revisão da literatura, na qual investigamos teses e dissertações que tiveram como foco de pesquisa o PRP e a área de Ciências da Natureza, no segundo momento realizamos análise em relatos de experiência escritos por residentes de um dos subprojetos do programa, a fim de identificar os saberes docentes mobilizados e o último movimento se caracterizou pela análise de um questionário desenvolvido com sete residentes de um dos subprojetos do programa. Os resultados desta investigação apontam que, o PRP está se constituindo como um ambiente de formação compartilhada, no qual são mobilizados e transformados os saberes docentes, além disso, o programa atua na aproximação entre formação inicial e continuada, na articulação entre a teoria e a prática e no desenvolvimento de uma formação em serviço. Em síntese destacamos a importância desta política pública na formação inicial de professores de Ciências da Natureza, pois vem desempenhando um papel de agente formativo e por meio das suas ações proporciona o desenvolvimento profissional docente.