EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS DOCUCMENTOS CURRICULARES E LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DO BRASIL

  • Dione Antunes Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Rosangela Inês Matos Uhmann
Palavras-chave: Meio Ambiente. Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Currículo.

Resumo

A discussão acerca da Educação Ambiental (EA) não é recente, principalmente no âmbito escolar, pois o mesmo tende a propiciar o desenvolvimento desta reflexão, entretanto é necessário que a temática seja contemplada nos documentos curriculares escolares. Nesta perspectiva, a pesquisa teve como objetivo investigar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), área da Ciências da Natureza (CN), na Matriz de Referência do RS de 2023, bem como as relações com o conteúdo do Livro Didático (LD) de Ciências do 9º ano, com foco na EA. A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia da Análise de Conteúdo (AC), sendo analisados nove coleções de LD de Ciências do 9º ano (PNLD, 2020), a BNCC e a Matriz de Referência de Ciências do 9º ano, do RS (2023). As categorias que emergiram durante a pesquisa foram as seguintes: documentos curriculares e o ensino de Ciências do 9º ano com foco na EA e as relações dos documentos curriculares e o conteúdo do LD de Ciências do 9º ano com foco na EA. Constatamos que o termo EA não foi contemplado nos documentos curriculares analisados, os mesmos fazem referência ao termo “ambiental”, porém de forma reduzida. Em relação aos documentos curriculares e os conteúdos dos LD, observarmos a estreita relação entre ambos, contemplando a perspectiva conservadora da EA. Ponderamos que a ausência do termo EA nos documentos curriculares, poderá influenciar o planejamento do professor, podendo passar despercebida, dificultando desta forma, a necessária e urgente discussão sobre a temática.

Publicado
04-07-2024