CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A FIGURA FEMININA CIENTISTA EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
Resumo
As mulheres e suas contribuições vêm, frequentemente, sendo subrepresentadas em carreiras científicas. Com essa premissa, buscamos investigar: O que se mostra nas teses e dissertações disponíveis no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia sobre a inter-relações entre a educação CTS e a figura feminina cientista? Como metodologia de análise seguimos a Análise Textual Discursiva. A análise foi realizada tendo como corpus de análise o Catálogo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações em que verificamos como as pesquisas discutem a educação CTS e a figura feminina cientista. Da análise emergiram três categorias: Século XXI: lutas históricas da figura feminina cientista, revisão dos papéis sexuais e a busca por novas configurações familiares, que discute os papéis sexuais e as profissões que devem seguir; Subrepresentação da figura feminina justificada por meio de dois mecanismos sociais - Segregação vertical e segregação horizontal e a abordagem de problemáticas sociais por meio da Educação CTS, que comparece a justifica por meio da segregação a subrepresentação das mulheres; e Figura feminina cientista na dupla jornada de trabalho e a sua função em laboratórios, discorre as dificuldades encontradas pela figura feminina cientista em cuidar das tarefas domésticas, maternidade e manter uma boa produção científico-tecnológica. Logo, foi possível identificar a subrepresentação sofrida pela figura feminina devido aos mecanismos sociais e como isso acaba influenciando na sua (in)visibilidade e contribuições para a Educação CTS. Outra questão presente foi a dupla jornada de trabalho enfrentada pela figura feminina, acarretando na queda de produtividade quando forma uma família.