FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS DOCENTES E SEUS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
Resumo
O desenvolvimento de enfermeiros para atuarem como docentes é um processo multifacetado, exigindo não só domínio do conteúdo específico, mas também competências pedagógicas e a capacidade de aprender, realizar, reinventar e inovar. Defende transição do foco no ensino para um enfoque na aprendizagem (MASETTO, 2003). A interdisciplinaridade surge como um elemento vital, proporcionando uma abordagem integrativa na capacitação desses profissionais. A interdisciplinaridade transcende as disciplinas e permite uma fusão entre conhecimentos em enfermagem, pedagogia, pesquisa e prática clínica, fundamentais para uma sólida formação docente. Ainda, habilitando os enfermeiros educadores a apresentar uma compreensão holística da enfermagem. A natureza interdisciplinar da formação fomenta a inovação e a criatividade, sendo algo necessário no campo da saúde. Interdisciplinaridade tem um papel imprescindível na formação de enfermeiros docentes, equipando-os para enfrentar desafios e identificar soluções no contexto acadêmico e clínico (ROCHA, 2017). O projeto de pesquisa interdisciplinar tem objetivo de analisar a formação de enfermeiros docentes englobando a interdisciplinaridade entre as áreas de educação, formação de professores e saúde. Metodologia da pesquisa é descritiva exploratória, que facilita análise qualitativa e subjetiva (BARDIN, 2016). Serão realizados questionários e entrevistas com enfermeiros docentes em suas áreas de atuação no norte do Rio Grande do Sul. Análise dos materiais coletados por meio do método de Análise de Conteúdo Temática, sendo esta metodologia de análise adequada nas investigações qualitativas envolvendo educação e saúde (BARDIN, 2016). A interdisciplinaridade na formação do enfermeiro docente é norteadora da pesquisa e esta pesquisa visa contribuir para uma melhor formação de enfermeiros docentes.
Palavras-chave: Educação; Formação de Professores; Saúde.
REFERÊNCIAS
BARDIN, L. Análise de Conteúdo / Laurence Bardin. Tradução: Luís Antero Reto; Tradução: Augusto Pinheiro. 1a. ed. São Paulo: Edições 70, 2016. p. 281.
MASETTO, Marcos T. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, Antônio. Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia pela curiosidade da formação universitária. Ed. Cortez: Mackenzie, 2003.
Rocha, D. F. (2017). Interdisciplinaridade na formação de enfermeiros docentes. Revista Enfermagem Atual In Derme, 2017, 82(22), 65-68.