A IMPORTÂNCIA DOS FILMES COMERCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro lARGO
Palavras-chave: Socioambiental, Contexto Escolar, Ciências, Recurso Midiático

Resumo

A cada dia, diferentes metodologias de ensino são aliadas ao trabalho docente com foco na Educação Ambiental (EA) (UHMANN; VORPAGEL, 2018). Destacamos a Lei nº 13.006 de 2014 que legitima a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica com foco na EA. Objetivamos investigar nos trabalhos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nos artigos da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) sobre os filmes de EA. Metodologicamente, o período na ANPED foi de 2007 a 2021 e na REMEA de 2020 a 2022, utilizando-se os descritores: Educação Ambiental, filmes, vídeos e documentários, obtendo 148 trabalhos da ANPED e 196 da REMEA. Selecionamos 11 da ANPED (Indomável Sonhadora; Muito além do Jardim; A história das coisas; Estamira; Amazônia em chamas; Muito além do cidadão Kane; Quanto vale ou é por quilo?; Lugar de toda pobreza; Batalha por T.E.R.A; Wall. E; Causos do Cerrado) e 3 da REMEA (Abolição; Parasita; Bombadeira). Nas discussões é apresentado, além das perspectivas de EA, alguns questionamentos com base nas mídias para o desenvolvimento da EA em aulas de Ciências, a exemplo: por que Chico Mendes foi essencial para o ambientalismo brasileiro?. Portanto, o T1, T2, T4, T7 e T9 abordam a integração do homem ao cotidiano da natureza numa perspectiva de EA conservadora. Os demais focam nos aspectos sociais, políticos e coletivos numa perspectiva crítica. E os artigos da REMEA abordam a escravidão e a pobreza, no qual trazem aspectos da perspectiva conservadora e crítica.

Publicado
04-07-2024
Seção
Ciências Humanas e Formação de Professores