INTERFACES DO CONCEITO DE LAÇO SOCIAL NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA A PARTIR DAS TEORIAS PSICANALITICA E FREIRIANA

  • Giovana Smolski Driemeier Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sandra Vidal Nogueira Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Teoria psicanalítica; Paulo Freire. Democracia. Liberdade. Desenvolvimento.

Resumo

Autores vem identificando um estado de fragmentação do laço social na atualidade (Lacan, 1992), bem como um crescente estado de mal-estar que perpassa as relações sociais, e um tipo de crise democrática. Para autores da psicanalise, o laço social, entendido como a relação entre as pessoas em uma sociedade, influenciada pela época e marcada pela cultura encontra-se rúptil na atualidade. Para Paulo Freire (2015), a origem das relações de superexploração percebidas nos tempos atuais, se localiza na experiencia colonial vivenciada, na qual a democracia nunca foi de fato vivenciada. Nesse sentido, para ambas as teorias, o diálogo e a participação, objetos da democracia, cumprem uma função social importante nesse contexto. Assim, o estudo tem como objetivo identificar como as teorias Freiriana e Psicanalítica explicam a fragmentação do laço social e a função social da democracia no contexto democrático brasileiro.  Com vistas de cumprir tal objetivo, far-se-á uma pesquisa com aportes interdisciplinares, qualitativa, do tipo descritiva, tendo como técnica de coleta de dados o bibliográfico e documental. As bibliografias utilizadas levarão em conta os marcos teóricos psicanalítico e freirianos. Os dados advindos, serão analisados por meio da análise de conteúdo, articulando as duas teorias. Pesquisar acerca do fenômeno da fragilização do laço social no contexto democrático brasileiro, em um Programa em Desenvolvimento e Políticas Públicas é valoroso ao se considerar que os dados indicam uma relação direta entre democracia e desenvolvimento, sendo que quanto maior o estado de desenvolvimento de um país, maior é a probabilidade de apoio ao regime democrático.

Biografia do Autor

Sandra Vidal Nogueira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Formada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC/SP e Pós-Doutorado em Direito pela URI/RS. Atua desde 2012 como Servidora Pública Federal no Quadro do Magistério na Universidade Federal da Fronteira Sul. 

Publicado
04-07-2024