Paternidade e aprendizagem escolar

uma análise sob a perspectiva epistemológica no contexto brasileiro

Palavras-chave: Escolarização, Masculinidades, Gênero, Estado do Conhecimento, Interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho investiga, com base em uma postura interdisciplinar, as relações entre paternidade e aprendizagem escolar por meio de uma pesquisa de Estado do Conhecimento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com o objetivo de estimular o debate sobre o exercício da paternidade responsável como mecanismo de assegurar condições materiais e garantir suporte emocional para a escolarização, ao compreender a vivência da paternidade e o desenvolvimento da aprendizagem escolar como processos permeados por fatores emocionais, socioetnoculturais e psicopedagógicos inerentes à complexidade da natureza humana, buscou-se identificar o fluxo de produções acadêmicas, no âmbito dos programas de pós-graduação brasileiros, que contemplem perspectivas e tendências de estudos e pesquisas sobre paternidade e aprendizagem escolar na sociedade contemporânea. O corpus documental, constituído diante dos descritores paternidade ativa/aprendizagem escolar, atrelados ao operador booleano or, abrange treze trabalhos acadêmicos. Ao analisar-se o conteúdo das obras, entende-se que elas, apesar de apresentarem-se em número exíguo, possibilitam evidenciar especificidades as quais circundam o tema, quais sejam: enlaces entre paternidade e desenvolvimento comportamental e cognitivo de crianças na educação infantil, bem como de adolescentes na educação básica, as representações, os sentimentos e os impactos da separação conjugal na vida escolar dos filhos, as interações entre paternidade e escola em famílias coparentais e as repercussões sociais e escolares da paternidade na adolescência. Ademais, as obras analisadas permitem inferir que a presença paterna ativa – efetiva e engajada – influencia positivamente na aprendizagem escolar – como em todo o processo de desenvolvimento humano – dos filhos.

Biografia do Autor

Fernanda Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul

Fernanda da Silva Schons é educadora há mais de vinte anos. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Possui formação em Ensino Médio Profissional - Magistério pela Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim/RS) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Atua como professora particular e orientadora pedagógica no NC Cursos. Tem experiência docente em diversas disciplinas, com destaque para Matemática, Física, Química e Biologia - além de ministrar aulas de Inglês, Literatura e Língua Portuguesa. Seu interesse de pesquisa está centrado no ensino de matemática, sobretudo com os temas: livro didático, políticas públicas educacionais, ensino e aprendizagem na educação básica, tecnologias digitais no ambiente escolar e educação matemática. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T).

Publicado
04-07-2024
Seção
Ciências Humanas e Formação de Professores