Paternidade e aprendizagem escolar
uma análise sob a perspectiva epistemológica no contexto brasileiro
Resumo
Este trabalho investiga, com base em uma postura interdisciplinar, as relações entre paternidade e aprendizagem escolar por meio de uma pesquisa de Estado do Conhecimento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com o objetivo de estimular o debate sobre o exercício da paternidade responsável como mecanismo de assegurar condições materiais e garantir suporte emocional para a escolarização, ao compreender a vivência da paternidade e o desenvolvimento da aprendizagem escolar como processos permeados por fatores emocionais, socioetnoculturais e psicopedagógicos inerentes à complexidade da natureza humana, buscou-se identificar o fluxo de produções acadêmicas, no âmbito dos programas de pós-graduação brasileiros, que contemplem perspectivas e tendências de estudos e pesquisas sobre paternidade e aprendizagem escolar na sociedade contemporânea. O corpus documental, constituído diante dos descritores paternidade ativa/aprendizagem escolar, atrelados ao operador booleano or, abrange treze trabalhos acadêmicos. Ao analisar-se o conteúdo das obras, entende-se que elas, apesar de apresentarem-se em número exíguo, possibilitam evidenciar especificidades as quais circundam o tema, quais sejam: enlaces entre paternidade e desenvolvimento comportamental e cognitivo de crianças na educação infantil, bem como de adolescentes na educação básica, as representações, os sentimentos e os impactos da separação conjugal na vida escolar dos filhos, as interações entre paternidade e escola em famílias coparentais e as repercussões sociais e escolares da paternidade na adolescência. Ademais, as obras analisadas permitem inferir que a presença paterna ativa – efetiva e engajada – influencia positivamente na aprendizagem escolar – como em todo o processo de desenvolvimento humano – dos filhos.