POTENCIAL DA SUSTENTABILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETOS INTEGRADORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Resumo

Diante de tantas transformações da natureza, a necessidade de que haja uma melhor compreensão da interação entre homem e meio ambiente se torna cada vez mais urgente. Entretanto, isso não ocorre de forma rápida, sendo necessária a tomada de consciência da população, na qual, sem dúvida, a escola tem um papel fundamental. Atualmente a inserção da Educação Ambiental (EA) ainda é um desafio enfrentado no cotidiano escolar. Enquanto o Livro Didático (LD) é um dos recursos didáticos mais usados no processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, esta pesquisa, de caráter qualitativo do tipo documental, tem por objetivo analisar os LD Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Ensino Médio disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021) na perspectiva de avaliar o potencial da temática Sustentabilidade em sala de aula, visto o desenvolvimento de uma EA integrada. Observamos com a análise a expressiva presença da EA nas obras examinadas, sendo que destas, o tema em questão esteve presente em cinco LD dos dez analisados. Neste sentido, verificamos que estas trazem atividades de leitura, pesquisa, trabalhos em grupo e reflexão sobre a temática em estudo. Consideramos as obras com potencial para trabalhar a EA, em especial a sustentabilidade. As questões socioambientais identificadas, associadas aos diálogos entre professor e aluno, podem promover o desenvolvimento da formação crítica visando a sensibilização dos estudantes no que tange às questões ambientais, na melhoria da qualidade de vida com vistas à sustentabilidade.

Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui Graduação em Ciências, Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2015). Tem experiência na área de Química, com ênfase também no Ensino de Ciências, atuando nos seguintes temas: Educação Ambiental; Experimentação no Ensino de Ciências; Avaliação Educacional; Políticas Educacionais e Currículo. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Química até 2018 e subprojeto Biologia até 2019. Atualmente é professora de Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Química Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Coordenadora de área de seção da Revista Insignare Scientia (RIS) e Coordenadora adjunta do PPGEC.

Publicado
04-07-2024