SENTIR, PENSAR E AGIR: uma experiência com metodologias participativas no VERSUS Sobral-CE

Autores/as

  • Manuelle Maria Marques Matias Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Neires Alves de Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Roniele Rodrigues de Souza Universidade de São Paulo (USP).
  • André Luís Façanha da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Hermínia Maria Sousa da Ponte Centro Universitário UNINTA, Sobral/CE.

Resumen

O projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) é uma estratégia do Ministério da Saúde que busca oferecer a estudantes da graduação na área da saúde e afins, vivências interdisciplinares nos espaços de atenção, gestão, formação e controle social. Essa iniciação aproxima os estudantes de uma reflexão crítica frente aos atuais desafios postos à efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um relato de experiência no qual se buscou descrever a vivência de estudantes com metodologias participativas adotadas antes, durante e depois do período que compreendeu a realização do VER-SUS na cidade de Sobral, Ceará no mês de julho de 2012. As metodologias participativas experienciadas foram: jogos teatrais, performance-dança, teatro do oprimido, danças circulares, círculo de cultura e biodança. Como produtos perceptíveis destas vivências estão a criatividade, a sensibilização, humanização, trabalho coletivo e também a construção de conhecimentos e afetos entre os participantes.

Biografía del autor/a

  • Manuelle Maria Marques Matias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    Doutoranda em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ). Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Campus Macaé.
  • Neires Alves de Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    Mestranda em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ).
  • Roniele Rodrigues de Souza, Universidade de São Paulo (USP).
    Residente da Universidade de São Paulo (USP/SP).
  • André Luís Façanha da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA).
    Docente da Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Hermínia Maria Sousa da Ponte, Centro Universitário UNINTA, Sobral/CE.
    Docente do Centro Universitário UNINTA, Sobral/CE.

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Publicado

05-08-2025