A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Authors

  • Giovane Rodrigues Nobre Universidade Federal Fluminense
  • Monique Marçal Grossi Universidade Federal Fluminense

Abstract

A partir da promulgação da Lei nº 11.129 de 30 de junho de 2005, institui-se a Residência Multiprofissional e em área Profissional da Saúde, definida como modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, cuja finalidade é a educação em serviço para favorecer a inserção e atuação qualificada de profissionais da saúde, não médicos, no âmbito do SUS.  Por meio da Portaria Interministerial n° 1.077 de 12 de novembro de 2009, que dispõe sobre a organização da residência multiprofissional, a Educação Física é incluída formalmente na lista de profissões que a constitui. No entanto, mesmo estando presente nos documentos legais, são poucas as residências multiprofissionais que têm vagas destinadas à Educação Física. No Rio de Janeiro, atualmente, são duas onde o professor de Educação Física é parte integrante da equipe multiprofissional. Talvez por consequencia da recente introdução da Educação Física nas residências multiprofissionais, há um desconhecimento sobre a atuação dos professores de Educação Física nessas modalidades de pós-graduação bem como quais são as concepções de Educação Física que estão hegemonicamente presentes. A pesquisa aqui apresentada tem como objeto os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos residentes de Educação Física que passaram por um programa de residência multiprofissional em um hospital universitário do Rio de Janeiro, entre os anos 2012 e 2017. Os objetivos foram descrever e analisar os TCCs, tendo como enfoques a atuação profissional e as concepções de Educação Física presente em suas pesquisas. O tipo de estudo consistiu em uma pesquisa documental. A técnica de análise de dos dados foi realizada por meio da analise de conteúdo de Bardin (2011). Resultados: A maior parte do material analisado era derivada da própria experiência de trabalho dos residentes de Educação Física.  De maneira mais presente, os TCCs apresentaram concepções de educação Física voltadas para o campo do Exercício Físico em uma vertente biológica, em contraste a uma visão que considerassem tantos os aspectos biológicos quanto sócio-culturais inerentes às práticas corporais. Muitas dificuldades foram levantadas sobre a atuação dos residentes de educação Física nesse programa; entre elas, a falta de campos de atuação e o preconceito sofrido por outras profissões. No entanto, verificou-se que apesar das dificuldades a Educação Física tem contribuído muito com residência multiprofissional e também tem conquistado gradativamente espaços importantes nesse contexto, sobretudo quando ligada as concepções menos restritivas da área, isto é, que analisam as práticas corporais em toda sua complexidade. A análise realizada pretendeu estudar o caso de um programa de residência, estudos semelhantes serão realizados posteriormente com intuito de dar maior abrangência à pesquisa.

Published

13-08-2025