TEMAS TRANSVERSAIS NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO NASF NA EDUCAÇÃO
Abstract
A interface entre saúde e educação evidencia cada vez mais os benefícios do trabalho integrado nos processos de prevenção e promoção à saúde. Neste contexto, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) desenvolve um trabalho orientado pelos princípios da interdisciplinaridade e integralidade do cuidado, além dos pressupostos do apoio matricial. Os autores destacam a importância da realização de ações mais amplas, o que segue ao encontro do presente trabalho que tem como objetivo relatar a experiência da contribuição do NASF no cotidiano escolar das escolas estadual e municipal de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul, através da discussão de temas transversais. Ao pensar modos de acessar a comunidade escolar, surgiu, a partir de um levantamento junto aos alunos, temas que suscitavam maior amplitude no dia a dia escolar. Dentre eles, sexualidade e diversidade estavam entre os mais citados, o que mobilizou a equipe NASF a promover um dia de esclarecimentos e discussões na presença de uma profissional reconhecida e que despertou discussões a partir de uma abordagem sensível, direta e clara. Foram organizados dois momentos, o primeiro voltado aos alunos e o segundo aberto aos professores, pais e comunidade em geral. O evento abordou a sexualidade enquanto inerente à vida e à saúde de cada pessoa, mobilizando o respeito e a compreensão às diversidades de gênero, crenças e valores, tratando este como um tema transversal, conforme reconhecido pelo Ministério da Educação. Como resultado se obteve, primeiramente, a participação maciça de alunos e professores, viabilizando um espaço para dúvidas, discussão e esclarecimentos. Além disso, tal proposta direcionou-se ao encontro do compartilhamento e fortalecimento de diferentes formas de produção do cuidado, com vistas ao conhecimento e a atuação interdisciplinar.
Palavras-chave: Atenção Básica à Saúde; Equipe Interdisciplinaridade de Saúde; Escolas.
References
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica n27, Diretrizes do NASF– Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
HENRIQUES, Ricardo; BRANDT, Maria Elisa Almeida; JUNQUEIRA, Rogério Diniz; CHAMUSCA, Adelaide (ORGS.). Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Cadernos SECAD/MEC, Brasília, maio, 2007.
SOUZA, Thaís Titon de; CALVO, Maria Cristina Marino. Resultados esperados dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família: revisão de literatura. Saúde e Sociedade, São Paulo , v. 25, n. 4, p. 976-987, Dezembro, 2016.