CONTRIBUIÇÃO DA INSERÇÃO EM PROJETOS DE PESQUISA CIENTIFICA

Authors

  • Pâmella Pluta Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ
  • Catiele Raquel Schmidt Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ
  • Gabriella de Moraes Oliveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ

Abstract

OBJETIVO: Refletir acerca da inserção em atividades de pesquisa durante a graduação em enfermagem. MÉTODO: Estudo descritivo tipo relato de experiência realizado a partir da inserção em grupo de pesquisa, elaborado por acadêmicos de enfermagem de uma Universidade privada do sul do Brasil. RESULTADOS: Percebe-se que a inserção dos estudantes de enfermagem já no início da graduação em atividades extracurriculares como pesquisa, possibilita o contato com a realidade dos serviços de saúde, vivenciando sua complexidade. Desenvolve-se o senso critico/reflexivo em etapas como:  coleta de dados, organização e digitação do banco de dados e na devolutiva dos resultados aos serviços, sendo que estes processos proporcionam ao estudante crescimento enquanto futuro profissional, melhora a analise e tomada de decisões dos eventos que serão encontrados em suas vidas profissionais, contribui também para um melhor desempenho acadêmico, podendo ser visto no decorrer de toda formação, pois é vidente a autonomia e a ampliação do olhar sobre a realidade que a pesquisa proporciona, somada a pratica de devolutiva dos resultados demonstra para os acadêmicos a importância da pesquisa para os participantes, pois estes são os principais atores do estudo, e necessitam saber das evidências científicas para que seja possível implementar futuras intervenções para potencializar o serviço, e tornar sua pratica mais segura. CONCLUSÃO: a inserção na pesquisa torna o aluno propositivo, com senso crítico/reflexivo, faz com que este se posicione de maneira responsável. O conhecimento da importância da pesquisa para os serviços de saúde, bem como da importância de conciliar os conhecimento teórico/prático em suas vivencias, dando aos acadêmicos mais autonomia e posicionamento confiante.

Author Biographies

  • Pâmella Pluta, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ
    Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Demandas de Cuidado de Pacientes Oncológicos em Tratamento: Proposta de Intervenção Pela Convergência da Pesquisa e Prática Educativa.
  • Catiele Raquel Schmidt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ
    Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPq do projeto Segurança do Paciente: Percepção de Profissionais de Saúde.
  • Gabriella de Moraes Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ

    Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ. do projeto Segurança do Paciente: Percepção de Profissionais de Saúde.

  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ

    Enfermeira, Doutora em Ciências. Docente do corpo permanente do Mestrado em Atenção Integral a Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Published

13-08-2025