Qualificação da atenção à saúde do idoso em uma Estratégia de Saúde da Família – um relato de experiência.
Abstract
Introdução: O envelhecimento populacional brasileiro é um desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS). A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) define que a atenção à saúde dessa população terá como porta de entrada a Atenção Básica/Saúde da Família, tendo como referência a rede de serviços especializada de média e alta complexidade. Na Atenção Básica espera-se oferecer à pessoa idosa e à sua rede de suporte social, uma atenção humanizada com orientação, acompanhamento e apoio domiciliar, com respeito às culturas locais, às diversidades do envelhecer e à diminuição das barreiras arquitetônicas de forma a facilitar o acesso aos serviços de saúde pela pessoa idosa.
Metodologia: Este trabalho relata a experiência da implantação de uma proposta de trabalho de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família na atenção à população idosa no município de Santa Rosa/RS.
Resultados e Discussão: As ações da intervenção ocorreram durante quatro meses compreendidos entre setembro/2014 e janeiro/2015 e entre as metas a serem cumpridas, estavam cadastrar e preencher adequadamente a ficha espelho de pelo menos 30% da população de idosos do território. As ações do projeto previam diversas atividades organizadas em quatro eixos principais que eram: Organização e Gestão do Serviço; Engajamento Público; Qualificação da Prática Clínica e Monitoramento e Avaliação. Para realizar estas ações e tê-las registradas foi necessário criar um instrumento para registro destas informações, desta forma foi criada a ficha espelho. Durante o período da intervenção foi possível cadastrar 148 idosos, cerca de 27% dos idosos do território, o que corresponde a 90% da meta para os quatro meses da intervenção. O adequado preenchimento da ficha espelho requereu dos profissionais a ampliação do seu olhar ao idoso. A implantação desta metodologia de trabalho teve por objetivo qualificar a atenção a saúde ao idoso.
Considerações finais: Esta nova proposta de trabalho possibilitou qualificar o atendimento dos idosos. O trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso da intervenção e segue sendo realizado. Espera-se que com a qualificação da proposta ocorram maiores avanços, ultrapassando os entraves que ainda existentes, alcançando a totalidade dos idosos cadastrados no território de abrangência.
Palavras-chave: Envelhecimento; Atenção Integral à Saúde; Residência Multiprofissional em Saúde.