UFFS

Image

A Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS é uma instituição de ensino superior pública, gratuita e de qualidade, criada pela Lei nº 12.029 de 15 de setembro de 2009.  Localizada na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul — que engloba o sudoeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul — a UFFS abrange mais de 400 municípios da região. 

Principais características

  • A UFFS começou com cinco campi: Chapecó (SC) — sede da instituição — Realeza e Laranjeiras do Sul (PR), e Cerro Largo e Erechim (RS). Recentemente, o campus de Passo Fundo (RS) foi incorporado, onde se iniciou o curso de Medicina oferecido no âmbito da expansão das escolas médicas federais. 

  • Desde seu primeiro processo seletivo, a instituição prioriza o ingresso de estudantes oriundos da escola pública, adotando mecanismos que favorecem a democratização do acesso ao ensino superior. 

  • A missão institucional da UFFS é: assegurar o acesso à educação superior como fator decisivo para o desenvolvimento regional, qualificação profissional e inclusão social; desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão em interação com os municípios e estados da sua área de atuação; e promover o desenvolvimento regional integrado, condição essencial para reverter o processo de litoralização.

Propósito e identidade

A UFFS nasceu como resposta às condições históricas de subatendimento do ensino superior público na região Sul do Brasil, especialmente em áreas de fronteira e interioranas. Por meio de sua proposta multicampi, gratuita e vinculada à escola pública, ela busca não apenas formar profissionais, mas também atuar como agente de transformação social, cultural e econômica. A universidade assume o ensino, a pesquisa e a extensão como vetores articulados ao território — com a finalidade de impactar de modo direto a comunidade e o desenvolvimento regional. 

Relevância para o contexto regional

Para a Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, marcada por desafios como baixa densidade de instituições federais de ensino, desigualdades sociais e migração de mão-de-obra (litoralização), a UFFS representa uma estratégia de interiorização do ensino superior e de fortalecimento local.  A presença da universidade neste contexto amplia oportunidades de qualificação, incentiva a permanência de jovens egressos da região e contribui para o desenvolvimento sustentável e democrático do território.

Para maiores informações acesso o site da Universidade -  >>>UFFS<<<<