EXTENSÃO E ENSINO NO PROJETO “CIÊNCIAS & MOVIMENTO: UNIVERSIDADE EM AÇÃO”
Abstract
O texto relata os resultados do projeto de extensão “Ciências & Movimento: universidade em ação” que, em 2017, oportunizou ações educativas na área de ciências naturais para acadêmicos e alunos da educação básica. Entre outras atividades destaca-se a realização de atividades extracurriculares no formato de oficinas, campanhas educativas, mostras de ciências ofertadas a professores e alunos da educação básica e superior. As atividades ocorreram nas escolas estaduais e particulares da educação básica e nas dependências do Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Experimentação em Ciências (LIDEC) da Unicentro. O traçado metodológico deste trabalho é de caráter qualitativo e documental. Como resultado depreende-se que investir no diálogo universidade-escola básica, na verticalização do ensino e na alfabetização científica em projeto de natureza extensionista promove a aprendizagem significativa de fundamentos científicos em todas as instâncias educacionais.References
CEREZO, J. A. L.; BAZZO, W. A.; PALACIOS, E. M. G.; GALBARTE, J. C. G.; LINSSINGEN, I. V.; LUJÁN, J. L. Introdução aos estudos CTS. Cadernos de IberoAmérica. Ed. OEI, 1, 2003, 170p.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008
OLIVEIRA, B. C. O trabalho docente na verticalização do Instituto Federal de Brasília. Dissertação de Mestrado em educação. Universidade de Brasília. 2016. 170 p.
CRISOSTIMO, A. L. KIEL, C. A. BARBOZA, M. R. Saberes da escola Roteiros metodológicos de ciências e biologia. Guarapuava: Ed. Unicentro, 2015.