O evento (CANTU) tem como propósito dar continuidade ao I Congresso Internacional de Educação da UFFS do Campus Laranjeiras do Sul/PR, Território Cantuquiriguaçu, realizado no ano de 2017. Tem como objetivo aprofundar os estudos e contribuir na tomada de decisões coletivas acerca das problemáticas da educação popular e da educação do campo, além de contribuir no fortalecimento da produção científica e tecnológica na área da educação.

Cabe salientar que ao considerar o conhecimento como algo em permanente construção e reconstrução, o evento vem para consolidar esse processo de aprofundamento coletivo, de estudos, diálogos, práxis pedagógica e políticas públicas em seus diferentes contextos educacionais.

O evento visa problematizar a construção de uma educação pensada a partir do processo de construção do conhecimento, da educação popular e da educação do campo.
A educação popular constitui-se como uma prática social e cultural que se opõe aos mecanismos de opressão da sociedade. Sustenta-se em valores como dignidade e justiça social, primando pela dimensão integral do ser humano.
A educação do campo, por sua vez, estabelecida a partir de um processo onde os agricultores camponeses são sujeitos protagonistas, tem como foco a transformação baseada na valorização da cultura e do trabalho da população que vive no e do campo.
Ambas, educação popular e educação do campo se entrecruzam e estabelecem conexões por meio de suas práticas pedagógicas, por perspectivas emancipadoras onde os sujeitos são os protagonistas e o conhecimento faz parte do processo construído coletivamente.
Nessa perspectiva, este evento pretende contribuir com o processo formativo de estudantes, professores da educação básica, professores que atuam na Universidade e gestores municipais, que de forma direta e/ou indireta, podem contribuir [em diferentes dimensões da produção material e cultural] com as populações e povos do campo. Também, socializar experiências das escolas públicas, além de promover a articulação entre a comunidade acadêmica e a comunidade regional na perspectiva de discutir temáticas que envolvem a educação do campo, a educação popular e a Universidade como espaço de produção cientifico-acadêmica socialmente interessada, tendo em vista e objetivando, um projeto de desenvolvimento socioeconômico justo, humanamente solidário e ambientalmente sustentável.
Em linhas gerais a realização do evento é uma estratégia de estímulo e fortalecimento da produção científica e tecnológica na área da educação, bem como, ‘consagrar’ um lócus de debate da educação como ciência e das ciências da educação em âmbito de Campus e da Universidade Federal da Fronteira Sul. Outrossim, buscar ancorar a produção do conhecimento das bases sociais [matrizes geradoras da Educação Popular e da Educação do Campo] que compõem as duas grandes dimensões motivadoras-imbricadas do tema em análise, e que, necessita submeter à crítica-científica do que foi estabelecido, construído, previamente pelos pesquisadores/professores/sujeitos sociais, além de apontar a pertinência desse corpus teórico-científico produzido, para o desenvolvimento social anteriormente mencionado.
Em outras palavras, a realização do evento passa pelo fortalecimento de um projeto coletivo de Educação do Campo e de Educação Popular, uma vez que a efetivação de uma Educação do Campo no Brasil, ainda está distante daquilo que está expresso na legislação. Nesse viés, pautar na Universidade uma reflexão sobre educação do campo, educação popular, questão agrária e desenvolvimento sustentável é de extrema importância para a formação dos alunos licenciandos, professores e para todos os que se interessam pela temática.
Cabe salientar que o evento, desde a sua primeira edição no ano de 2017, conta com registro científico no portal de eventos da UFFS sob o ISSN 2595-1122. Também, os anais da sua primeira edição estão disponíveis em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/CANTU. Após a realização do evento, há previsão de publicação dos trabalhos nos Anais do evento em formato eletrônico.
Sendo assim, destacamos a relevância do evento para a área da educação, tendo em vista que aproxima a temática da comunidade regional, fortalecendo, desse modo, a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Objetivo Geral:
Proporcionar aos professores, pesquisadores e estudantes a produção, o debate, a interlocução e a troca de experiências dos conhecimentos produzidos na universidade, nas escolas e nos movimentos sociais, bem como estimular a difusão de novos saberes, a pesquisa científica e práticas educativas.
Objetivos Específicos:
a a) Aprofundar o debate acerca da educação popular e da educação do campo;
b b) Propiciar um espaço de formação e socialização de práticas pedagógicas;
c c) Possibilitar a construção do conhecimento e a inserção no meio acadêmico de pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação.
d d) Possibilitar a apresentação de resumo expandido e Posters.