IMPACTO DA CARGA PROVIRAL DO VÍRUS DA LEUCEMIA BOVINA NA IMUNIDADE E SAÚDE DA GLÂNDULA MAMÁRIA EM VACAS LEITEIRAS NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO
Palavras-chave:
Leucose; Mastite; Produtividade.Resumo
O vírus da leucemia bovina (VLB) compromete a imunidade dos rebanhos leiteiros, aumentando a susceptibilidade a infecções secundárias e impactando a saúde e a produtividade do rebanho. Embora a maioria dos animais infectados seja assintomática, alguns desenvolvem linfocitose persistente (LP), com consequências econômicas e sanitárias significativas. Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da infecção crônica pelo VLB, considerando a carga viral e a LP, sobre a resposta imunológica de bovinos leiteiros, especialmente durante o período de transição, com foco na saúde da glândula mamária.
A hipótese a ser investigada é que a carga viral e a LP alteram a expressão de pontos de controle imunológicos (checkpoints) em linfócitos T e a função de neutrófilos regulatórios, levando à imunossupressão e ao aumento da susceptibilidade a infecções. Evidências preliminares sugerem que o VLB modula a expressão de moléculas como PD-1 e CTLA-4. Ademais, de forma pioneira, investigaremos como a expressão de MHC-II em neutrófilos regulatórios é impactada pela infecção do VLB, mecanismos que podem explicar a imunossupressão observada.
A estratégia metodológica inclui a triagem de 300 vacas da raça Holandesa, que serão classificadas em quatro grupos experimentais com base na sorologia para VLB, carga viral e presença de LP. Serão realizadas análises hematológicas, sorológicas e imunológicas em amostras de sangue e leite, com foco na identificação de subpopulações de linfócitos T (CD4+, CD8+, gama-delta WC1+, WC1.1+ e WC1.2+) e na expressão de marcadores de memória (CD45R0) e checkpoints imunológicos (PD-1 e CTLA-4). Além disso, de forma pioneira, será avaliada a expressão de MHC-II em neutrófilos regulatórios (CH138A+), tanto no sangue quanto no leite.
Este estudo pioneiro busca fornecer insights inovadores sobre os mecanismos imunológicos envolvidos na infecção pelo VLB, com potencial para abrir caminhos para o desenvolvimento de terapias imunomodulatórias específicas.
