POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Elisandra Haiduki UFFS
  • Ariele Grando Wolosyn
  • Sonize Lepke

Palavras-chave:

Inclusão de estudantes nas escolas regulares

Resumo

A formação de professores no Brasil impacta diretamente na qualidade do ensino e na formação cidadã. Refletir e implementar políticas de formação que dialogue com as mudanças decorrentes do acesso à escola de crianças e jovens de quatro a dezessete anos completos, bem como dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação tornou-se nos últimos anos uma demanda da Educação Básica. O objetivo é discutir a formação de professores num contexto de escola inclusiva, em especial uma formação que dialogue e aborde as especificidades da educação especial. A pesquisa é de abordagem qualitativa. Em relação ao ponto de vista do objeto é bibliográfica. A implementação efetiva de uma política educacional necessita também da garantia da transversalidade da educação especial na educação, seja na operacionalização desse atendimento escolar, seja na formação docente. Para isso, propõe-se a disseminação de política direcionada à transformação dos sistemas educacionais em sistemas inclusivos, que contemplem a diversidade com vistas à igualdade, à equidade e à participação, por meio de estrutura física, recursos materiais e humanos e apoio à formação, com qualidade social, de gestores(as) e educadores(as) nas escolas públicas. Assim, a contribuição para a área educacional é voltada aos professores que qualificados melhoram o ensino, se sentem mais confiantes em exercer suas funções transformando a educação inclusiva e dando novas possibilidades de ensino e de aprendizagem.

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Publicado

24-11-2025