REMINISCÊNCIAS DO COLONIALISMO:
A ATUALIDADE DO SISTEMA MODERNO-COLONIAL DE GÊNERO NA MATEMÁTICA BRASILEIRA
Palavras-chave:
Ciências Exatas, colonialidade, Epistemologias do Sul, escolarização, patriarcadoResumo
Este trabalho tem a finalidade de discutir a permanência do colonialismo, assimilado tendo em vista as suas ruínas na sociedade brasileira, por intermédio da imposição do projeto moderno/eurocêntrico em relação à dimensão do gênero, sobretudo, diante dos entraves à presença e à participação das mulheres nos espaços de produção de conhecimento no âmbito da Matemática. Para tanto, recorreu-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Assim, inicialmente, procedeu-se à revisão de literatura da produção de teóricas/os das Epistemologias do Sul que abrangem os debates acerca da colonialidade nas esferas do poder, do saber, do ser e do gênero. Em seguida, a análise documental empreendeu a investigação do teor patriarcal no período recente. Além disso, diante do estudo de movimentações atuais das mulheres na Matemática, almeja-se evidenciar centelhas decoloniais que sustentam a educação como um direito fundamental.
