IDENTIDADE PESSOAL E IDENTIDADE NARRATIVA/A RESPONSABILIDADE NA ÉTICA DE PAUL RICOEUR

Autores

  • Juliana Vicentini Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

  1. Introdução 

A pesquisa possui como temática central a Identidade Pessoal e a Identidade Narrativa, bem como visa compreender o conceito de Responsabilidade na Ética de Paul Ricoeur. Por meio dessa temática deseja-se desenvolver uma pesquisa que possa ampliar e enriquecer cada um desses conceitos, bem como suas dimensões hermenêutica, fenomenológica e ética. Sobre a problemática da pesquisa, a fragilidade do si e a propensão ao mal, nos permite observar não somente a questão ética do agir humano, mas a solicitude, a justiça e o peso da tragédia e da falibilidade para a existência humana. A falibilidade do si e a propensão ao mal também representam dois problemas da identidade pessoal que, por sua vez, visam representar a condição humana para a qual o ser humano está destinado e, que de certa maneira, devem ser resolvidas pela ética normativa. Neste sentido, o propósito principal da pesquisa é compreender a complexidade do pensamento de Paul Ricoeur, a relevância dos seus textos para a filosofia e de que modo seu arcabouço teórico pode ser inserido no mundo no qual vivemos. Acredita-se que o papel social que a filosofia de Paul Ricoeur exerce na sociedade corresponde a valorização e preservação da identidade pessoal e da identidade narrativa amparadas pelo conceito da justa memória que, por sua vez, é contemplada pela ideia de responsabilidade ética, ou seja, a ideia de que cada pessoa possui a autonomia de assumir suas próprias responsabilidades com respeito, solicitude e justiça.

 

  1. Metodologia

O desenho metodológico da pesquisa seguirá o seguinte delineamento: a) Primeiro será realizado um levantamento bibliográfico e análise textual com o objetivo de buscar os elementos mais importantes das obras de Paul Ricoeur. Esse primeiro momento possui como intuito fortalecer a constituição da pesquisa e o delineamento dos aspectos da identidade pessoal, da identidade narrativa e da responsabilidade ética; O levantamento de elementos básicos dos textos tem um papel fundamental na pesquisa, principalmente, porque ele intensifica a compreensão da ideia do autor; b) Na segunda etapa serão selecionados textos para análise, tendo como objetivo o desenvolvimento do problema central da pesquisa e sua  compreensão na filosofia ricoeuriana, a saber: o problema da fragilidade do si e sua propensão ao mal; c) Em um terceiro momento será apresentada a interpretação de Paul Ricoeur sobre o tema, o problema e os conceitos elencados na pesquisa; d)  Por último, apresenta-se uma intencionalidade compreensiva pessoal com o objetivo de facilitar a interpretação acadêmica sobre a temática da pesquisa e, também com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente  na área das ciências humanas. 

  1. Resultados e discussão

A pesquisa que se encontra em desenvolvimento visa contemplar alguns conceitos considerados importantes para a história da filosofia, a saber: identidade pessoal, identidade narrativa e a responsabilidade ética, a partir da obra O Si-Mesmo como Outro de Paul Ricoeur. No capítulo intitulado “O Si e a Identidade Pessoal”, o autor discorre sobre o problema da identidade pessoal desenvolvida pelo filósofo britânico Derek Parfit. Para Paul Ricoeur as crenças de Parfit sobre a identidade pessoal, bem como aquela que reduz a identidade à uma mera conectividade entre acontecimentos, tanto aquela que atribui certa indecidibilidade para as questões que envolvem a identidade quanto aquela que diz que a identidade não é o que realmente importa geram uma crise interna a ipseidade. Essa crise interna à ipseidade corresponde ao que Ricoeur vai chamar de paradoxo da identidade pessoal, uma vez que, viola o direito da pessoa a sua integridade física e psicológica. 

Outro ponto de ancoragem da pesquisa se encontra no capítulo seis intitulado “Identidade Pessoal e Identidade Narrativa”. Nele o autor aborda  a relação entre a identidade narrativa, a identidade pessoal e, também, sobre a relação da própria identidade narrativa com a ética prática. Nesse sentido, pode-se afirmar que a identidade narrativa e a identidade pessoal se constituem e realizam um trabalho em colaboração para alcançar um objetivo em comum. Então, a identidade pessoal integra a mesmidade e a ipseidade e a identidade narrativa permite dar sentido à própria identidade pessoal, por meio de experiências e transformações diversas. Também, por outro lado, a ética prática surge como uma maneira de conceder igualdade entre as pessoas e também como uma maneira de reparar problemas culturais, econômicos, políticos e sociais, entre outros. 

 

  1. Considerações finais 

A pesquisa em desenvolvimento permite afirmar, até o momento, que a ética prática desenvolve um papel central na relação entre identidade pessoal e identidade narrativa, principalmente, porque visa enrijecer princípios e valores considerados importantes para a ética do bem viver. Observa-se, ainda, que práticas, ofícios, artes e jogos representam um conjunto de ações que fortalecem o desenvolvimento e a aprendizagem da identidade pessoal, da mesmidade e da ipseidade, bem como refletem aquilo que Paul Ricoeur chama de unidade narrativa de uma vida. Por fim, a ética prática também contribui de maneira significativa para o enriquecimento da identidade pessoal e da identidade narrativa, por meio de uma filosofia centrada em preceitos ético-morais, a saber:  autonomia, dignidade, equidade, leis, igualdade, justiça e regras.











Referências



RICOEUR, Paul. O SI-MESMO COMO OUTRO. Tradução: Ivone C. Benedetti. São Paulo) Editora: WMF, Martins Fontes, 2014.

 

RICOEUR, Paul. TEMPO E NARRATIVA/ A intriga e a narrativa histórica. Tradução: Claudia Berliner. Revisão da Tradução: Márcia Valéria Martinez de Aguiar. Introdução: Hélio Salles Gentil. Editora: Martins Fontes, São Paulo, 2010. 

 

RICOEUR, Paul. TEMPO E NARRATIVA/ A configuração do tempo na narrativa da ficção. Tradução: Claudia Berliner. Revisão da Tradução: Márcia Valéria Martinez de Aguiar. Introdução: Hélio Salles Gentil. Editora: Martins Fontes, São Paulo. 2010. 

 

RICOEUR, Paul. TEMPO E NARRATIVA/ O tempo narrado. Tradução: Claudia Berliner. Revisão da Tradução: Márcia Valéria Martinez de Aguiar. Editora: Martins Fontes, São Paulo, 

  1.  

 

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François [et al.].  Editora da Unicamp, Campinas, SP, 2007.

RICOEUR, Paul. Da Interpretação/Ensaio Sobre Freud. Tradução: Hilton Japiassu. Editora: Imago Editora LTDA, Rio de Janeiro, 1977.

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Publicado

24-11-2025