MAPEAMENTO DOS INSTRUMENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Textos de Divulgação Científica, Espaçõs não-formais, Mídias, Ensino de Ciências, Formação de ProfessoresResumo
O presente trabalho aborda a Divulgação Científica (DC) na Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e tem como objetivo mapear os instrumentos de DC que estão sendo utilizados na formação inicial de professores.
A pesquisa se caracteriza como qualitativa (Moraes e Galiazzi, 2020) e os dados foram obtidos mediante uma revisão bibliográfica do tipo estado da arte (Romanowski e Ens, 2006). A busca foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores: Divulgação Científica, Formação Inicial de Professores, Ciências/Biologia/Física/Química. Para coleta selecionamos a opção busca avançada, com todos os termos e todos os campos para os descritores, e não delimitamos um período de tempo.
Com essas delimitações foram localizados 31 trabalhos, sendo 21 dissertações e 10 teses. Dos quais realizando a leitura dos resumos, selecionamos 17 para análise, tendo em vista a sua aproximação com o foco da pesquisa. Realizamos a leitura dos trabalhos visando mapear os instrumentos de DC empregados na formação inicial de professores de Ciências.
Com o objetivo de identificar quais instrumentos de DC estão sendo utilizados na formação inicial de professores de Ciências e a partir de revisão bibliográfica realizada foi possível identificar três instrumentos de DC. Com maior uso foram os TDC, como TDC elaborados pelas professoras formadoras e realizada a leitura com licenciandos, ou ainda utilizados nos estágios supervisionados e no contexto do PIBID pelos licenciandos.
Outro instrumento foram os espaços não-formais utilizados no acompanhamento de licenciandos que realizaram seu estágio, visitas nos quais os licenciandos eram os mediadores e também a partir de um projeto de extensão. E por fim, identificamos o uso das mídias, com a realização de uma oficina sobre vodcast com posterior elaboração do seu próprio vodcast pelos licenciandos e a inserção das mídias nos planejamentos de ensino dos licenciados.
Com isso, destacamos que diferentes instrumentos de DC vem sendo utilizados na formação inicial de professores de Ciências e apontamos para a necessidade de ampliar e diversificar o uso da DC na formação inicial docente e compreender quais as percepções dos licenciandos sobre a DC e qual a finalidade do seu uso em seus planejamentos de ensino.
