MAPEAMENTO DOS INSTRUMENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Márcia Santos da Silva UFFS
  • Dra. Judite Scherer Wenzel UFFS

Palavras-chave:

Textos de Divulgação Científica, Espaçõs não-formais, Mídias, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

 O presente trabalho aborda a Divulgação Científica (DC) na Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e tem como objetivo mapear os instrumentos de DC que estão sendo utilizados na formação inicial de professores. 

A pesquisa se caracteriza como qualitativa (Moraes e Galiazzi, 2020) e os dados foram obtidos mediante uma revisão bibliográfica do tipo estado da arte (Romanowski e Ens, 2006). A busca foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores: Divulgação Científica, Formação Inicial de Professores, Ciências/Biologia/Física/Química. Para coleta selecionamos a opção busca avançada, com todos os termos e todos os campos para os descritores, e não delimitamos um período de tempo. 

Com essas delimitações foram localizados 31 trabalhos, sendo 21 dissertações e 10 teses. Dos quais realizando a leitura dos resumos, selecionamos 17 para análise, tendo em vista a sua aproximação com o foco da pesquisa. Realizamos a leitura dos trabalhos visando mapear os instrumentos de DC empregados na formação inicial de professores de Ciências.  

Com o objetivo de identificar quais instrumentos de DC estão sendo utilizados na formação inicial de professores de Ciências e a partir de revisão bibliográfica realizada foi possível identificar três instrumentos de DC. Com maior uso foram os TDC, como TDC elaborados pelas professoras formadoras e realizada a leitura com licenciandos, ou ainda utilizados nos estágios supervisionados e no contexto do PIBID pelos licenciandos.

Outro instrumento foram os espaços não-formais utilizados no acompanhamento de  licenciandos que realizaram seu estágio, visitas  nos quais os licenciandos eram os mediadores e também a partir de um projeto de extensão. E por fim, identificamos o uso das mídias, com a realização de uma oficina sobre vodcast com posterior elaboração do seu próprio vodcast pelos licenciandos e a inserção das mídias nos planejamentos de ensino dos licenciados. 

 Com isso, destacamos que diferentes instrumentos de DC vem sendo utilizados na formação inicial de professores de Ciências e apontamos para a necessidade de ampliar e diversificar o uso da DC na formação inicial docente e compreender quais as percepções dos licenciandos sobre a DC e qual a finalidade do seu uso em seus planejamentos de ensino. 

Biografia do Autor

  • Dra. Judite Scherer Wenzel, UFFS

    Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007; 2013). É professora adjunto I da Universidade Federal da Fronteira Sul. Atualmente atua como coordenadora acadêmica do Campus Cerro Largo. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC). Editora da área de Ensino de Química da Revista Insignare Scientia (RIS). Atuou como coordenadora de Pesquisa e de Pós-Graduação do Campus Cerro Largo. Coordena o Grupo de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica. Atua como professora colaboradora no PET Ciências e no PIBID Ciências da Natureza. Atuou como coordenadora do Curso de Química Licenciatura de 2013 à 2017. Em 2016 coordenou o PIBID Interdisciplinar e em 2021 coordenou o PIBID Química. Tem experiência na área do Ensino, com ênfase em Ensino de Ciências e Química nos seguintes temas: Educar pela Pesquisa, Formação de Professores, Significação Conceitual, Linguagem Química numa perspectiva Histórico-Cultural. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemáticas (GEPECIEM) da UFFS

Downloads

Publicado

24-11-2025