O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS: INTENÇÕES DE PESQUISA
Palavras-chave:
Formação de professores, Universidade e escola, co-formação, co-docênciaResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar o papel desempenhado pelos professores da Educação Básica na formação inicial de licenciandos em Ciências, especialmente no contexto da co-docência e co-formação. Parte-se da premissa de que a articulação entre Universidade e Escola é fundamental para uma formação docente mais significativa, uma vez que muitos licenciandos têm seus primeiros contatos reais com a prática educativa durante os estágios supervisionados. Os professores da escola, nesse cenário, tornam-se figuras centrais, influenciando a construção da identidade docente por meio da convivência, orientação e interação com os futuros professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, será desenvolvida em duas etapas: uma revisão do estado do conhecimento a partir da análise de dissertações e teses disponíveis na BDTD/IBICT com foco em co-docência, co-formação e formação inicial, seguida da realização de entrevistas com licenciandos que participaram dos estágios e do Programa Ciclos Formativos da UFFS. A análise se dará com base em categorias interpretativas e na constituição de mônadas, permitindo compreender sentidos mais amplos da formação docente. Os resultados preliminares apontam para uma diversidade de papéis atribuídos aos professores da escola, como supervisores, inspiradores, compartilhadores e co-formadores. Tais funções revelam a complexidade e a potência formativa da parceria entre universidade e escola. Espera-se, com essa pesquisa, ampliar a compreensão sobre essas relações colaborativas e contribuir para fortalecer os processos formativos na docência em Ciências, valorizando a experiência e a prática dos professores da Educação Básica na formação dos futuros docentes.
