O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS: INTENÇÕES DE PESQUISA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Universidade e escola, co-formação, co-docência

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar o papel desempenhado pelos professores da Educação Básica na formação inicial de licenciandos em Ciências, especialmente no contexto da co-docência e co-formação. Parte-se da premissa de que a articulação entre Universidade e Escola é fundamental para uma formação docente mais significativa, uma vez que muitos licenciandos têm seus primeiros contatos reais com a prática educativa durante os estágios supervisionados. Os professores da escola, nesse cenário, tornam-se figuras centrais, influenciando a construção da identidade docente por meio da convivência, orientação e interação com os futuros professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, será desenvolvida em duas etapas: uma revisão do estado do conhecimento a partir da análise de dissertações e teses disponíveis na BDTD/IBICT com foco em co-docência, co-formação e formação inicial, seguida da realização de entrevistas com licenciandos que participaram dos estágios e do Programa Ciclos Formativos da UFFS. A análise se dará com base em categorias interpretativas e na constituição de mônadas, permitindo compreender sentidos mais amplos da formação docente. Os resultados preliminares apontam para uma diversidade de papéis atribuídos aos professores da escola, como supervisores, inspiradores, compartilhadores e co-formadores. Tais funções revelam a complexidade e a potência formativa da parceria entre universidade e escola. Espera-se, com essa pesquisa, ampliar a compreensão sobre essas relações colaborativas e contribuir para fortalecer os processos formativos na docência em Ciências, valorizando a experiência e a prática dos professores da Educação Básica na formação dos futuros docentes.

Biografia do Autor

  • Prof. Karim Francini Herlen, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo

    Possui ensino médio -segundo grau- pela escola Estadual de Educação Básica professor Francisco José Damke (2020). É Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, (2021 - 2024) onde atuou como Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências - SESu/MEC/FNDE) desde o ano de 2023, em que desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, atuando na linha 2- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e bolsista CAPES. Atua como pesquisadora na área de Educação, com Ênfase na Formação de Professores e na Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências (IFAEC)

  • Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ, Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) com estudo sobre Pensamento Crítico Latino-Americano: Concepções, Possibilidades e Desafios no Campo do Ensino. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Livro Didático, Formação de Professores, Investigação-Formação-Ação em Ciências, Narrativas e Pensamento Crítico. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Downloads

Publicado

24-11-2025