DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FORTALECIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.

Autores

Palavras-chave:

Raciocínio Clínico, Educação em Enfermagem, Materiais de Ensino, Tecnologia Educacional

Resumo

  1. Introdução

 

Destaca-se que a identidade humana é construída a partir de experiências, valores e interações que moldam o caráter e a personalidade. No contexto profissional, essa identidade também se consolida por meio da internalização de atributos que fazem o indivíduo sentir-se pertencente a um grupo e ser socialmente reconhecido como parte de uma classe profissional.

Na enfermagem, a construção da identidade profissional é atravessada por estigmas históricos e fortemente influenciada pela formação acadêmica, que ainda apresenta lacunas importantes. Muitos processos de ensino-aprendizagem permanecem defasados em relação às demandas atuais da prática profissional, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de competências essenciais para a consolidação da identidade e da autonomia clínica do enfermeiro.

Nesse sentido, um dos eixos estruturantes da formação profissional do enfermeiro é o desenvolvimento do raciocínio clínico, uma competência complexa, indispensável à prática segura e autônoma, mas que ainda apresenta fragilidades desde os primeiros anos da graduação. A motivação para esta pesquisa surge justamente da observação dessa lacuna no contexto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde tanto docentes quanto discentes relatam dificuldades recorrentes na consolidação do raciocínio clínico como base para a tomada de decisões em enfermagem.

O raciocínio clínico é um processo cognitivo e metacognitivo complexo que envolve o uso integrado do pensamento formal e informal para avaliar e interpretar dados do paciente, reconhecer padrões e embasar a tomada de decisões clínicas (Abdalhafith et al., 2025).

Face ao exposto, o Processo de Enfermagem (PE) constitui-se como uma metodologia científica essencial à prática profissional, que orienta a assistência de enfermagem e se organiza em cinco etapas interdependentes, inter-relacionadas, cíclicas e recorrentes, todas elas sustentadas por elementos multifacetados do processo cognitivo: (1) Avaliação de enfermagem; (2) Diagnóstico; (3) Planejamento; (4) Implementação; e (5) Evolução de enfermagem. O Diagnóstico de Enfermagem (DE), etapa central do PE, representa o julgamento clínico sobre respostas humanas a condições de saúde ou processos de vida, sendo essencial para a escolha adequada das intervenções de enfermagem.  (Herdman; Kamitsuru; Lopes, 2024).

A deficiência no raciocínio clínico durante a formação pode levar à formulação inadequada de diagnósticos, intervenções ineficazes e desfechos desfavoráveis, comprometendo a segurança e a integralidade do cuidado (Mwale; Mukwato; Kabinga-Makukula, 2025). Diante disso, torna-se urgente a adoção de estratégias pedagógicas que favoreçam a integração entre os conhecimentos das ciências biológicas, da semiologia e da prática clínica, promovendo o desenvolvimento dessa competência desde os primeiros semestres da graduação.

Com base nessa necessidade, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um material didático inovador que contribua para o fortalecimento do raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem, por meio da articulação entre saberes teóricos e vivências práticas, ampliando sua capacidade crítica e sua autonomia no processo de tomada de decisão clínica.

 

  1. Metodologia

 

A fase preliminar ao desenvolvimento do material segue a abordagem da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). Essa abordagem busca a convergência entre a assistência e pesquisa por meio da aproximação destas esferas, de modo que problemas e lacunas possam ser superadas e provocar mudanças das práticas em saúde (Trentini et al., 2022).

A coleta de dados iniciou no mês de julho de 2025 no espaço físico da UFFS, especificamente nos ambientes de prática pedagógica laboratorial e é conduzida pela pesquisadora principal e pesquisadores assistentes, ambos vinculados ao curso de graduação e pós-graduação em enfermagem da instituição. Os participantes do estudo serão docentes vinculados aos domínios conexo e específico do curso de enfermagem da UFFS.

A construção do material será realizada por meio da pesquisa metodológica seguindo os passos descritos por Echer (2005), contemplando quatro passos iniciais, sendo eles: 1) Elaboração do projeto de pesquisa; 2) definição e seleção dos conteúdos; 3) Adaptação da linguagem; e 4) inclusão de ilustrações.

Os pesquisadores elaboraram o projeto de pesquisa, primeira etapa da pesquisa, que contemplou as etapas de introdução, objetivo, revisão de literatura, método, cronograma, orçamento e referencias, o que permitiu organizar o estudo, garantindo, assim, os melhores resultados. A partir disso, será realizada a busca por artigos, livros e capítulos referentes aos conteúdos de ciências biológicas e semiologia para a enfermagem.

Para isso, será desenvolvida a busca nas bases de dados disponibilizadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a qual engloba diversas bases de dados ofertados pelo portal da UFFS. Adicionalmente, serão utilizadas as informações arquivadas em um banco de dados dos próprios pesquisadores, obtidas a partir das coletas realizadas na fase preliminar. Além disso, será discutido e definido conjuntamente entre os pesquisadores os conteúdos de maior relevância baseadas nas pesquisas e nos dados coletados na etapa preliminar.

A terceira etapa, adaptação da linguagem, será definida a estrutura da linguagem utilizada para contemplar o público-alvo. Tratando de graduandos de enfermagem e enfermeiros, considera-se a linguagem científica, de fácil compreensão e sumarizada.

A quarta e última etapa busca a inclusão de ilustrações para facilitar o entendimento das informações, o que auxilia na fixação dos conteúdos e torna o material atrativo.

O estudo foi aprovado em 18 de dezembro de 2024 pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob Parecer nº 7.306.889 e CAAE nº 85360524.6.0000.5564, conforme exigência das Resoluções nº 466/12 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que trata das pesquisas envolvendo seres humanos.

 

  1. Resultados e discussão

 

Espera-se que, a partir da aplicação da PCA, seja possível obter subsídios práticos e teóricos que evidenciem as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes de enfermagem da UFFS e, desse modo, proporcione a convergência entre os grupos de docentes, fortalecendo-os e alinhando-os para melhorias do ensino no curso de enfermagem. Ainda, espera-se que o material seja validado e incrementado no processo de trabalho dos docentes, entoando em resultados ao público discente e sobretudo, proporcione melhorias na construção do raciocínio clínico pelos graduandos.

A construção do material educativo deve atender às necessidades de ensino-aprendizagem identificadas, promovendo integração entre ciências biológicas, semiologia e o raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem. Conforme apontado por Herdman, Kamitsuru e Lopes (2024), o raciocínio clínico é a base do julgamento clínico em enfermagem, desse modo, espera-se que o material elaborado fortaleça a habilidade diagnóstica dos estudantes.

O desenvolvimento do E-book construído à luz da prática docente e da literatura científica permitirá identificar estratégias de ensino eficazes para o desenvolvimento dessa competência essencial na prática de enfermagem, alinhando o produto às diretrizes curriculares nacionais e às necessidades institucionais.

 

  1. Considerações finais

 

A lacuna no desenvolvimento do raciocínio clínico entre os graduandos em enfermagem da UFFS é uma realidade identificada tanto por estudantes quanto por docentes, refletindo a urgência por inovações didáticas e pedagógicas que favoreçam uma formação mais crítica e integrada. Nesse cenário, a construção de um material educativo fundamentado na articulação entre as ciências biológicas e a semiologia surge como uma proposta pertinente e potencialmente transformadora para o processo de ensino-aprendizagem em enfermagem.

O fortalecimento do raciocínio clínico desde a graduação contribui para consolidar o papel do enfermeiro como protagonista do cuidado em saúde, ao mesmo tempo em que resgata a centralidade do Processo de Enfermagem como instrumento metodológico essencial à prática profissional e como eixo estruturante da identidade e da autonomia do enfermeiro.

 

Referências

 

ABDALHAFITH, Omar et al. Critical care nurses’ knowledge, confidence, and clinical reasoning in sepsis management: a systematic review. BMC Nursing, v. 24, n. 1, p. 1–12, 1 dez. 2025.

 

ECHER, Isabel Cristina. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S.L.], v. 13, n. 5, p. 754-757, out. 2005. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692005000500022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/6ZJ3s4DtMzZvSJn4JbpD3WB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jun. 2025.

 

HERDMAN, T. Heather; KAMITSURU, Shigemi; LOPES, Camila Takáo. Diagnósticos de Enfermagem NANDA-I: definições e classificação 2024-2026. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2024.

 

MWALE, Omero Gonekani; MUKWATO, Patricia Katowa; KABINGA-MAKUKULA, Marjorie. Acquisition of clinical reasoning skills by undergraduate nursing students in Malawi; towards the development of a middle-range theory: a qualitative study. BMC Nursing, v. 24, n. 1, p. 1–16, 14 abr. 2025.

 

TRENTINI, Mercedes; SILVA, Denise Maria Guerreiro Vieira da; SOUSA, Sabrina da Silva de; MADUREIRA, Valéria Silvana Faganello; PAIM, Lygia (org.). Um giro pelo processo da pesquisa convergente assistencial. Curitiba: Crv, 2022.

Biografia do Autor

  • João Vitor Kroth, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Graduando em Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

  • Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

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Publicado

24-11-2025