REFERÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS, CAMINHOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE CRÍTICA

Autores

  • Vanessa Cléia Palinski
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A pesquisa analisa a inserção da Educação Ambiental (EA) crítica na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, destacando sua importância diante dos desafios socioambientais contemporâneos. Apesar de reconhecida como essencial, a EA ainda é abordada de forma fragmentada e pontual nos currículos. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários, Webfólio e grupos focais para compreender como os licenciandos constroem suas práticas e sentidos sobre a EA. Os dados revelam que, mesmo com dificuldades estruturais e epistemológicas, os futuros docentes têm contato com referenciais teóricos relevantes e desenvolvem práticas mais críticas. Espaços como o CCR, projetos interdisciplinares e ações extensionistas são valorizados por promoverem integração entre teoria e prática. A pesquisa defende a necessidade de uma ambientalização curricular efetiva, que forme professores comprometidos com a justiça social, sustentabilidade e transformação.

     

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Publicado

24-11-2025