CONSTRUCIONISMO, APRENDIZAGEM CRIATIVA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL

PERSPECTIVAS  PARA EDUCAÇÃO

Autores

  • Josiéli Fátima Tonin Pagliosa UFFS Chapecó - SC

Palavras-chave:

Construcionismo; Aprendizagem Criativa; Pensamento Computacional

Resumo

O artigo traz a integração do Construcionismo de Papert, da Aprendizagem Criativa de Resnick e do Pensamento Computacional na educação. O Construcionismo defende que a aprendizagem é mais eficaz quando os alunos constroem algo tangível, enquanto a Aprendizagem Criativa valoriza projetos, paixão, colaboração e experimentação. Já o Pensamento Computacional oferece ferramentas para resolver problemas de forma estruturada, com pilares como decomposição e algoritmos. Juntas, essas abordagens promovem um ensino ativo, criativo e relevante, preparando os estudantes para os desafios do século XXI. O texto destaca a importância da tecnologia, como a programação, e propõe superar desafios estruturais para implementar essas ideias na prática educacional.

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Publicado

24-11-2025